Fundação Ulisses Guimarães promove oficina de debates em Porto Velho

Eventos com temas variados devem ocorrer ainda em várias cidades do eixo da BR

A Fundação Ulisses Guimarães (FUG), instituição criada para desenvolver projetos de pesquisa e educação política para o fortalecimento pleno da democracia no país, iniciou nesse último sábado (25/09), em Porto Velho, a Oficina de Debates (OD), a primeira de uma série de outras programadas para discutir temas importantes, mas que estão latentes na sociedade rondoniense.

Cada oficina permite a participação máxima de 12 pessoas por grupo, visando uma interação maior dos envolvidos nas discussões.  As “ODs” são mediadas por especialistas, cidadãos e cidadãs de áreas diversas que protagonizam análises das causas e possíveis soluções para os problemas abordados. No encontro de sábado, o primeiro grupo abordou o tema “Desenvolvimento e Meio Ambiente, um Conflito Desnecessário”, mediado pelo coronel Vilson Sales, titular da Secretária Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no governo Confúcio Moura.

A ideia dos organizadores da Fundação Ulisses Guimaraes é permitir resultados de consenso ou de convergência mínima. A divergência total é admitida, e que o papel do mediador é provocar o debate e limitar os excessos, inclusive a fuga do tema central. Os eventos das Oficinas de Debates, coordenados por Elizeu Lira, estão programados para acontecer em 2021 nas cidades que cortam o eixo da BR-364.

De acordo com o ex-governador do Estado de Rondônia, senador licenciado e vice-presidente nacional do MDB, Confúcio Moura, as soluções para os problemas vêm dos debates políticos. “O ser político é que transforma o mundo junto com a sociedade”, disse. Ele afirmou ainda que é necessário oxigenar a política brasileira para que no futuro se tenha sucessores melhores para ocupar cargos de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e governador.

Facebook Comments