Friagem em Rondônia e no Acre neste sábado e domingo

0
644


Neste sábado (02), o calor associado à alta umidade e também uma convergência de ventos n atmosfera irão favorecer o crescimento de nuvens carregadas no Acre, sul de Rondônia, oeste do Amazonas, Roraima e no litoral do Amapá. Nestas áreas, o tempo fica bastante instável e chove a qualquer hora dia.

Na região de Manaus e Belém, o sol aparece e as pancadas de chuva acontecem á partir da tarde. No Tocantins e no centro sul do Pará, o tempo segue firme sem expectativa de chuva.

Queda brusca de temperatura

No domingo (03), as áreas de instabilidade ainda vão provocar chuva a qualquer hora do dia no oeste do Amazonas, na região de Barcelos, Manaus e no sul de Roraima . O tempo seco predomina no sul do Pará e no Tocantins e não há expectativa de chuva. Nas demais áreas, o sol aparece e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e a noite. No Amapá, já pode chover pela manhã.

De acordo com os meteorologistas, pelo menos até segunda-feira, o tempo quente e úmido favorece a formação de muita instabilidade na região de Barcelos (AM) e entre Santarém e Altamira, no Pará. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e em alguns momentos de moderada intensidade.

Friagem à vista

Os modelos matemáticos de previsão indicam que a entrada de uma forte massa polar vai conseguir chegar ao Norte do Brasil e provocar o fenômeno conhecido como “friagem”. Neste domingo, o vento frio de origem polar será sentido no Acre, Rondônia e no sul do Amazonas.

Clique na cidade e veja a temperatura para Rio Branco e Vilhena

O que é a friagem?

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, o que causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

Friagens muito fortes podem fazer com que a temperatura no Acre baixe para valores até abaixo dos 10°C.

Fonte: Terra/Clima Tempo
Facebook Comments