Francisca Kaxarari lidera movimento de mulheres em defesa da Ponta do Abunã

0
360

 

Em evento histórico, 150 mulheres se reúnem para pleitear políticas públicas de interesse dos Distritos de Porto Velho

Aconteceu na noite desta sexta-feira, no Barracão de Festas do Jorge, em Extrema, reunião organizada pela microempresária e líder indígena Francisca Kaxarari, cuja pauta se concentrou nas necessidades mais urgentes dos Distritos da Ponta do Abunã. Dirigida às mulheres, o evento contou com representantes do comércio local, do segmento esportivo feminino, incluindo o futebol, de líderes religiosas e indígenas.

não se trata de um movimento só de mulheres, e sim um ato inicial de vários outros que faremos aqui na região. Neste, conseguimos reunir 150 mulheres representativas de Extrema, são lideranças de diversos setores, todas preocupadas com o abandono histórico em que vivemos. O momento é oportuno, pois entraremos em momento eleitoral em breve. Se não agirmos agora, serão mais quatro anos de descaso e sofrimento”, afirma Francisca Kaxarari.

Já a Liciane é mais otimista em relação à iniciativa promovida por Francisca Kaxarari.

Se todas nos unirmos num só objetivo, que é trabalhar para ajudar a Fran nessa luta de melhorar a  nossa Extrema, seremos vitoriosas. Precisamos de tanta coisa em Extrema, todas sabem disso. Precisamos de alguém que vai em busca, que corre atrás para a população e não para seu interesse próprio. Com este movimento vamos fortalecer laços e, com fé, determinação e Deus em primeiro lugar, faremos de Extrema um lugar melhor para viver”, disse.

Uma das mais entusiasmada com o evento é Léia, que afirma ser o momento de decidir o futuro de forma serena, sem interesses pequenos, que só atendem aos políticos maus intencionados.

Entrei nesse grupo pra somar e não dividir. Creio que nós precisamos abrir nossos olhos e fazer compromissos com pessoas daqui, gente da gente. Está na hora de refletir e ouvir as propostas de quem realmente está com interesse no desenvolvimento da nossa querida Ponta do Abunã. Aqui é um lugar onde o povo luta pelos seus ideais e são abandonados. Mas nem tudo está perdido. Estamos com tudo nas mãos para lutar em prol dos nossos distritos. A Francisca está no caminho certo!”, afirma

Jamaira, outra organizadora do evento, afirmou, com firmeza, que acredita no compromisso de Francisca com Extrema e com os outros distritos da Ponta do Abunã.

“Sei do seu compromisso e sei também que ela vai conseguir. E vamos, juntas, fazer com que isso aconteça, para que paremos de sofrer com tanto descaso”, desabafou.

Após a reunião e reorganizado o local, exausta, Francisca Kaxarari fez um balanço do evento.

“O jogo começou. Conseguimos escalar um time forte, que atuam em todas as posições, numeroso e disciplinado, cada uma sabendo seu papel e sua função no jogo. Os adversários são conhecidos e perigosos. Mas, vamos jogar em casa, com o apoio da nossa torcida e os nossos objetivos são legítimos, nossas necessidades precisam ser atendidas. A Ponta do Abunã será a grande campeã. Só depende de nós!”, desabafou.