Força Nacional permanecerá em Rondônia por mais seis meses

aaadforaO Ministério da Justiça prorrogou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública na região do Vale do Jamarí, em Rondônia, por mais 180 dias. A decisão está presente no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (1°).

O objetivo da operação é preservar a ordem pública, as pessoas e o patrimônio na região, que fica na divisa com o Estado do Amazonas. “As equipes da Força estão baseadas no município de Ariquemes, onde dão reforço às ações de policiamento ostensivo na região, em apoio à Polícia Militar local”, explica a secretária nacional de Segurança Pública, Regina de Luca Miki.

Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a Força Nacional é um programa de cooperação federativa em segurança pública com a participação de todos os estados e do Distrito Federal. São desenvolvidas atualmente 41 operações, em 14 Estados e no Distrito Federal (DF).

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília, que vai de especialização em crises até direitos humanos.

Fonte: Ministério da Justiça

Facebook Comments