Fhemeron deve receber mais de 200 doadores de sangue nesta segunda-feira

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) está organizando e programando grande evento para receber nesta segunda-feira (25), em sua sede em Porto Velho, cerca de 200 doadores voluntários de sangue, no lançamento da campanha “Amor sem Limites”, que será estendida a todos os bancos de sangue do Estado.

Segundo a assistente social Maria Luiza Pereira, gerente de Captação de Doadores da Fundação, para segunda-feira, quando também se comemora o Dia do Doador, a Fhemeron planeja uma recepção calorosa para os doadores, com um delicioso e farto café da manhã para todos, com show de música e dança, e com a realização de vários tipos de exames, com o apoio dos parceiros e do Governo de Rondônia, tudo gratuitamente.

Dentro da programação, conforme explicou a gerente da Fundação, está prevista a apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Porto Velho, e também do Grupo de Dança da Melhor Idade – Grupo Acreditar. E para completar, uma sessão de embelezamento para todos os doadores, com serviços de corte e escovação de cabelo com a equipe da Fundação Zequinha Araújo, e ainda, com a realização de testes de glicemia e de hepatite, e aferição de pressão com os alunos do Instituto Somos Brasileiros (Iesb) e do Centro Universitário São Lucas.

Por fim, além do delicioso café da manhã, uma festa para os doadores, com distribuição de camisetas oferecidos pela São Lucas, e sorteios de brindes. Também está prevista a realização de várias homenagens aos parceiros da Fhemeron, que durante o ano colaboram com o desenvolvimento de campanhas de doação de sangue, que possibilitam a Fundação atender toda demanda por transfusão de sangue do Estado de Rondônia.

O QUE É DOAÇÃO DE SANGUE?

Sem meias palavras e com um enredo conceitual por demais conhecido, a doação de sangue é um ato de solidariedade humana, um gesto de amor ao próximo, em que uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas, a depender apenas da decisão de ir ao banco de sangue.

A doação de sangue não é um simples ato de obrigação social e moral, mas um gesto de grandeza da alma humana que tem o desejo de servir. Sob este ponto de vista, ao decidir pela doação, a pessoa pode dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa: pai, mãe, irmão, amigo ou mesmo uma pessoa desconhecida. Não importa quem será o beneficiado, mas sim, o gesto de doar que dará a outras pessoas a oportunidade de recomeçar, uma nova chance para vida.

Para o doador, também são muitos os benefícios, além do próprio ato de generosidade e solidariedade humana e da sensação de amar que o gesto suscita. Do ponto de vista prático, esses benefícios – meia entrada para as promoções culturais, cinema, teatro, etc -, variam de estado para estado, mas existe um benefício legal, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que garante ao doador o direito de se ausentar do trabalho sem desconto no salário por um dia, em cada doze meses de trabalho, para realizar doação voluntária de sangue. “Então, venha comemorar conosco nesta segunda-feira, o Dia do Doador”, convidou a gerente Maria Luiza Pereira, da Fhemeron.

Fonte: Secom

Facebook Comments