Feriado de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha em Porto Velho

0
181
De acordo com a Fecomércio-RO, a data é considerada feriado.

Na próxima quinta-feira (3) é celebrado o Dia de Corpus Christi. Essa é uma data comemorativa religiosa da igreja Católica e não está no rol dos feriados nacionais. Por isso, os municípios definem se o dia é feriado através de decretos.

Em Porto Velho há uma Convenção Coletiva do Trabalho entre a Fecomércio e sindicatos e ficou acordado que Corpus Christi é feriado.

Os estabelecimentos devem seguir as regras do decreto de distanciamento social impostas pelo Governo de Rondônia, a fim de controlar a pandemia da Covid-19.

Veja o que abre e o que fecha na quinta-feira em Porto Velho:

  • Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informou que dia 3 será feriado no município. Um decreto com mais informações deve ser publicado ainda na terça-feira (1).

  • Vacinação

A Prefeitura informou ao G1 que ainda não definiu um cronograma para a vacinação de quinta e sexta-feira.

  • Comércio

De acordo com a Federação e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), a data é considerada feriado. Portanto, o empregado que decidir abrir o comércio deve “utilizar a mão-de-obra de seus funcionários, sendo que as horas serão consideradas extraordinárias em 100%”.

  • Ministério Público de Rondônia (MP-RO)

O MP deve funcionar em regime de plantão durante a quinta e na sexta-feira (2) será ponto facultativo. As atividades devem retomar somente na próxima segunda (7).

  • Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO)

O TJ informou que a quinta-feira é considerada feriado e na sexta foi instituído ponto facultativo no órgão.

  • Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não abrem na quinta, mas voltam ao normal na sexta-feira. Durante o dia de ausência, os clientes poderão procurar os canais remotos, como call center ou internet e mobile banking.

As contas de consumo e carnês que vencem em 3 de junho poderão ser pagas sem acréscimo no próximo dia útil.

Fonte: G1