Feminicídio: Ato pelo fim da negligência do Estado frente à violência contra as mulheres

0
947

PORTO VELHO- A morte da professora Joselina Félix da Silva, 47 anos, brutalmente assassinada ontem pelo ex-marido, Ueliton Aparecido Silva, expõe uma falha na política de proteção da mulher em Porto Velho. Centenas de casos são registrados e, mesmo com esses dados, o município de Porto Velho extinguiu a Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres. A delegacia só funciona até as 13h. A mídia, que costuma fortalecer o machismo, culpabiliza as vítimas pelo seu próprio assassinato, o que é uma aberração. As medidas protetivas demoram a sair, dentre tantos outros descaso do Município e Estado pela vida das mulheres.

O feminicídio é uma expressão maior de ódio contra as mulheres, e está caracterizado não somente pela morte da professora Joselita Félix da Silva como das demais mulheres vítimas deste mesmo horror.

Tragédias como essa, infelizmente, ainda são uma constante aqui em nosso estado e também no país. Segundo os dados do Atlas da Violência 2018, 12 mulheres foram assassinadas em 2018 no Brasil. Em Rondônia a situação não fica atrás com seus números alarmantes e já ocupando quarto lugar no Ranking de Violência contra a Mulher.

O motivo principal desses assassinatos é a cultura do machismo e da misoginia perpetuados no cotidiano de nossa sociedade. Pequenas atitudes machistas que convivemos todos os dias, que muitas vezes reproduzimos e nem percebemos, causam, em forma mais extremas, crimes bárbaros de intolerância.

Diante deste quadro, o Estado não pode omitir em enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres por meio de sua Política Nacional e por meio de sua avançada legislação que conta, entre outras, com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e a Lei do Feminicídio (Lei nº 13104/2015). Além disso, convida toda sociedade a debater o tema e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres.

Reforçar campanhas de conscientização e educação pela igualdade entre mulheres e homens e fortalecer nossas parcerias com o Município e Estado no sentido de trabalhar o enfrentamento ao machismo.

Evento: Ato pelo fim da negligência do Estado frente à violência contra as mulheres

Quando: 23 de março, às 18 horas

Local: Praça das Caixas D’água

Caminhada até ao CPA e Tribunal de Justiça de Rondônia

Realização: Fórum Popular das Mulheres, OAB, UJS, MUP, CDCA, COMCIL e a ONG Filhas do Boto Nunca Mais

Fonte: Mais RO