FACESCOLA: Projeto inovador da Seduc leva educação através do Facebook para milhares de alunos

0
684
Fernanda navega na Facescola ao lado do coordenador do projeto, Augusto Branco. (Foto: Marcos Paulo)
Fernanda navega na Facescola ao lado do coordenador do projeto, Augusto Branco. (Foto: Marcos Paulo)
Fernanda navega na Facescola ao lado do coordenador do projeto, Augusto Branco. (Foto: Marcos Paulo)

A Facescola leva conteúdo educativo através do Facebook para estudantes da rede estadual de Rondônia. Com um ano de existência, a rede já possui mais de 100 mil alunos conectados e alcança, em média, 5 mil pessoas por postagem. São mais de 400 fan pages, uma para cada escola, e mais de 350 professores envolvidos no projeto.

De certo modo, a Facescola apenas institucionaliza uma atividade que já era desenvolvida por alguns professores e escolas de forma independente e, no que se alia a eles, confere maior frequência de postagens, segurança na rede, e diversidade de conteúdo.

Além de compartilhar postagens de páginas como Discovery, History, Inglês na Ponta da Língua e Khan Academy, a Facescola também é um importante canal de comunicação social. Nela, tanto a Seduc quanto as escolas podem divulgar suas atividades de modo a promover uma maior aproximação da comunidade escolar.

“Os jovens passam de três a seis horas diárias conectados nas mídias sociais, e a Facescola está levando educação para eles de forma interessante, descontraída e eles aprendem sem nem perceber”, analisa Augusto Branco, coordenador do projeto. “A possibilidade de curtir, comentar e compartilhar as postagens encoraja os jovens, fazendo com que eles se tornem mais confiantes e participativos dentro e fora de sala de aula”, acrescenta.

Para incentivar a utilização das mídias sociais de forma educativa, a Seduc realizou no ano de 2014 o I Concurso de Videoaulas e o I Seminário de Educação, Comunicação e Tecnologia – iniciativas que deverão ser realizadas periodicamente a fim de promover a boa utilização das novas tecnologias com as quais nossos alunos já estão ambientados.

Na escola Castelo Branco, por exemplo, são 1802 alunos e 62 professores. A vice-diretora, Joelma Oliveira Souza, diz como a ferramenta tem sido utilizada: “ela agregar valores, tudo é por lá, desde matérias de revisão a avisos importantes”, diz ela. “Faz parte dessa geração”, admite.

Já o professor de inglês e português Raimundo Menezes afirma que a Facescola aproxima ainda mais professores e alunos através da interação online. “Quando ligo meu bate papo já vem um monte de alunos com dúvidas”, disse ele, e a jovem estudante Fernanda Souza confirma: “É mais fácil falar com as pessoas pelo chat, ainda mais com professor”.

Rondônia é o único Estado que adotou o Facebook como ferramenta oficial de apoio pedagógico, sendo que para 2015, o objetivo da Facescola é chegar às 200 mil pessoas conectadas, e a Seduc-RO está à disposição das demais Secretarias para fornecer o know-how de implantação e manutenção desta rede social educativa.

Conheça uma das páginas da Facescola: https://www.facebook.com/facescolaro

Assessoria