Expedito ensaia lançamento do programa Espaço Digital: internet de graça para todos

0
2330
Candidato anuncia programa de convivência digital que levará conexão de internet para espaços públicos


 

Um grupo de aproximadamente 40 jovens se reuniu na manhã de domingo com o candidato ao governo pela coligação “Rondônia, esperança de um novo tempo”, Expedito Junior e seu vice, Maurício Carvalho, no Espaço Alternativo, em Porto Velho, para uma prévia do lançamento do programa Espaço Digital, que ele pretende criar num eventual governo sob seu comando, cujo objetivo é levar conexão de internet para espaços públicos em todo o Estado.

Segundo explicou Expedito num bate-papo com os jovens, esta será uma das primeiras ações de seu governo. “Num primeiro momento, vamos atender a população que frequenta o Espaço Alternativo de Porto Velho, um dos locais mais visitados na nossa capital, tanto pela comunidade quanto por turistas. A inclusão digital será uma política pública no nosso governo porque precisamos integrar nossa população com internet de qualidade e de forma definitiva, através de acesso gratuito à internet em espaços públicos via wireless (rede sem fio) criando vários pontos de internet (Hotspot)”, explicou.

De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios (2016), que mede o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), 46% dos lares brasileiros ainda estão desconectados. O índice sobe para 54% entre as famílias com renda entre um e dois salários mínimos. Os desconectados são, na maioria, moradores de periferias das grandes cidades e zonas rurais e grande parte deles não conta com oferta do serviço em sua região. Em 14% das residências o acesso à internet é feito exclusivamente por celular.

Em Rondônia não é diferente. “É inadmissível que nos dias de hoje nossa população não tenha espaços públicos com internet gratuita. Estamos na era digital e precisamos nos conectar”, reforçou Expedito Junior.

“Vamos começar o programa Espaço Digital pelo Espaço Alternativo de Porto Velho e depois seguiremos para os principais municípios do interior. Além de oferecer internet de graça nos espaços digitais em locais de grande movimentação pelo nosso Estado, vamos instalar também telecentros como forma de inclusão digital. Para isso vamos aproveitar a estrutura do Infovia, uma infraestrutura de comunicação através de fibra ótica”, acrescentou Expedito. Órgãos do Governo e parceiros conveniados estão sendo interligados fisicamente, através de fibra ótica, nos 52 municípios do Estado.

A estrutura do linhão de alta tensão da Eletrobrás que interliga a energia elétrica gerada pelas Usinas do Madeira ao eixo da região centro-sul brasileira, transporta a fibra ótica da Telebrás que conecta os órgãos governamentais e parceiros conveniados. Armários centrais estão instalados em pontos estratégicos de todas as cidades rondonienses para estabelecer pontos de conexão à rede estadual e distribuí-la através dos anéis óticos municipais.

Atualmente a Infovia continua em processo de expansão. O centro de processamento de Dados da Infovia está no Palácio Rio Madeira. Em porto velho a fibra já existe com mais de 50 km de extensão.

A Telebras disponibilizou conexão e banda da alta velocidade em sua rede de fibra ótica para a conexão e transporte dos dados, a Eletrobras ofereceu a estrutura do linhão ao Governo Estadual que, em contra partida, disponibiliza os anéis óticos municipais para o Governo Federal avançar com o Plano Nacional de Banda Larga – PNBL na região norte.

Fonte: Assessoria

Fotos Marcelo Gladson

 

Facebook Comments