EXÉRCITO BRASILEIRO AVANÇA NA DUPLICAÇÃO DA BR-364

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O 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) do Exército Brasileiro está na fase final das obras de duplicação da BR-364 em Jaru, Rondônia. Com 70% do projeto já realizado, a implantação de vias laterais na travessia do Rio Jaru está perto da conclusão, melhorando a infraestrutura para o intenso tráfego de carretas na região.

Construção do Aterro e Compactação de 23.000 m³

Nesta fase final, o 5º BEC está focado na construção do aterro, que totaliza 23.000 m³ a serem compactados nas margens da nova ponte sobre o Rio Jaru. Este trabalho é fundamental para garantir a estabilidade e a durabilidade da infraestrutura, proporcionando uma base sólida para as etapas seguintes da obra.

Execução da Base em Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC)

A implantação de vias laterais é uma obra de grande complexidade, exigindo soluções técnicas avançadas. Uma dessas soluções é a utilização de brita graduada tratada com cimento (BGTC) para a base das vias. Esse método oferece um pavimento de alto suporte de carga, essencial para suportar o tráfego pesado de carretas que transportam commodities como a soja até Porto Velho.

Aplicação das Camadas de Pavimentação com Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) com Polímero

Após a conclusão da base em BGTC, serão aplicadas duas camadas de pavimentação. A primeira camada garante a resistência inicial, enquanto a segunda camada, utilizando cimento asfáltico de petróleo (CAP) com polímero, proporciona durabilidade e melhor desempenho sob condições adversas. Esse tipo de pavimentação é especialmente adequado para rodovias com tráfego intenso e pesado, como a BR-364.

Fonte: Defesa em Foco