Ex-prefeito José Guedes quer Rondônia fora do campeonato da violência

0
601

O ex-Prefeito de Porto Velho, José Guedes, pré-candidato ao Governo de Rondônia, é triste constatar a escalada da violência em nosso Estado, que registrou aumento de 48% nas mortes violentas, comparando os primeiros três meses de 2021 com os primeiros três meses de 2022.

E mais grave ainda é quando se faz comparações e constata-se que no Brasil houve redução de mortes, como, por exemplo, no vizinho Estado do Acre, com a diminuição de 30% nas mortes violentas, conforme o Infográfico do dia 17/05/2022, publicado pelo g1 – lamenta José Guedes.

Também, os casos de roubos e furtos tiveram aumento de 28% nos quatro primeiros meses desse ano em relação aos quatro primeiros meses do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, Defesa e Cidadania de Rondônia e José Guedes acrescenta que esse percentual é bem mais, pois é bem grande a quantidade de casos não registrados pelas vítimas.

O pré-candidato particulariza os 5 casos de roubos envolvendo a agência do Banco Itaú, situada na esquina da Av. Nações Unidas com a Av. Amazonas, em que os bandidos renderam os moradores da residência ao lado, sendo que numa das vezes levaram os moradores para o outro lado do rio madeira e denuncia que tanto o Estado e como o Banco nada fizeram para prevenirem a continuidade dessas violência.

Em consequência a própria população está organizando grupos de segurança para troca de informações e até contratando vigilância particular como salvaguardo da violência, dos roubos, dos furtos, quando o dever da segurança pública é do Estado, restando, como consequências, violações de todas as espécies e graves sequelas psicológicas sejam individuais ou coletivas – assinala Guedes.

O pré-candidato a governador aponta, dentre as soluções para as áreas urbanas e rurais, a realização de investimentos pesados na vigilância eletrônica, substancial aumento do efetivo da Polícia Militar para criação de postos avançados, aparelhamento moderno da Polícia Científica e assim garantir a merecida tranquilidade à população rondoniense – finaliza José Guedes.

Fonte: Assessoria