Estudante defenderá Projeto de Lei de sua autoria no Câmara Mirim em Brasília-DF

O Câmara Mirim é um programa de simulação da atividade parlamentar que incentiva crianças e adolescentes a redigir projetos de lei. Podem participar desse programa estudantes matriculados em escolas públicas ou privadas no Brasil, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular.

Com apenas 12 anos, Bianca França Oliveira, do 7º ano da Escola Carlos D. de Andrade de Presidente Médici participou do Concurso Câmara Mirim para estudantes com o Projeto de lei sobre a Padronização nas datas de fabricação e validade dos produtos. Seu projeto é um dos três vencedores desse ano.

Como Deputada Mirim, Bianca defenderá seu projeto na pauta de discussão e votação de deputados mirins, em dois eventos realizados em Brasília, na Câmara dos Deputados: uma Reunião Mirim de Comissão e uma Sessão no Plenário Ulysses Guimarães.

Este é o terceiro ano que Bianca concorre com Projeto de Lei de sua autoria. A sua ideia ocorreu quando numa ida ao supermercado com sua mãe, foi abordada por uma senhora idosa que lhe pediu ajuda para ver a data de validade de um produto. A estudante concluiu que muitas pessoas têm dificuldade de visualizar essa informação, pois em alguns produtos as datas de validade estão grafadas com letras pequenas demais, em outras estão na cor da embalagem ou bem apagadas. Dessa forma, Bianca propõe em seu projeto uma padronização.

Muito emocionada com a classificação no Câmara Mirim, a estudante está contando as horas para a viagem: “Estou ansiosa, mas muito feliz por representar minha escola, meu município e o meu estado. Meu projeto, se aprovado, beneficiará toda a população.”

Bianca viajará à Brasília acompanhada de sua mãe Lucimara França e a vice-diretora Elianis Soares. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2017. Todas as despesas com viagem, hospedagem e alimentação serão custeadas pela Câmara dos Deputados.

Fonte
Texto: Maria do Carmo
Fotos: Divulgação
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments