A equipe feminina infantil de basquetebol do colégio Dom Bosco, de Porto Velho, perdeu uma atleta este ano, mas ganhou uma conselheira incondicional na quadra. Até 2016, Maria Isabele era a capitã da equipe. Este ano, ela se tornou conselheira das meninas porque passou para a categoria juvenil. O Dom Bosco venceu o colégio Classe A, de Porto Velho, com o placar de 48 x 13, nesta quinta-feira (24), e garantiu a vaga para os Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR).

O papel que Isabele exerce com as amigas é semelhante ao de um técnico, porém, do lado de fora da quadra. Muito embora a equipe seja comandada por um experiente profissional, a garota do juvenil instrui as ex-companheiras de quadra o que fazer na partida com sinais reconhecidos apenas entre elas.

“As meninas são minha outra família. Conheço o potencial de cada uma delas. Sei quando vão acertar e quando vão errar. Estou aqui porque entendo que é importante a minha presença ao lado delas. Isso as motiva a jogar mais e melhor”, disse Isabele, que está em Ji-Paraná desde o início dos jogos apoiando e servido de conselheira às amigas.

A atacante Bárbara é uma das meninas mais novas da equipe, ainda vai completar 13 anos. “Ter a ‘Bele’ ao nosso lado significa companheirismo. Ano passado jogamos juntas e ganhamos a prata nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa. Esse apoio é tudo que precisamos para seguir ganhando medalhas”, disse a atacante, carinhosamente tratando a amiga pelo apelido íntimo.

“A Isabele é como se fosse um amuleto pra gente. Ela nos dá força, impulsiona, briga, cobra, anima, chora junto. Somos agradecidas pelo apoio e incentivo que ela sempre nos dá”, disse a ex-companheira de quadra Amandinha, explicando que basta um olhar da ex-capitã para que o jogo ocorra com maior dinamismo.

O Joer encerra no sábado (26) pela manhã com finais no futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O judô encerra os combates hoje, quinta-feira, e a natação iniciou hoje pela manhã, no esporte clube Vera Cruz. Nesta etapa estadual infantil estão envolvidos 1.581 alunos-atletas, técnicos e dirigentes de 250 escolas públicas e privadas de 48 municípios. O Joer é uma organização e realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Leia mais:
Modalidades coletivas entram na fase semifinais dos Jogos Escolares de Rondônia em Ji-Paraná; natação inicia competição hoje
Competições coletivas demonstram equilíbrio técnico nos Jogos Escolares de Rondônia em Ji-Paraná
Classificados nas modalidades individuais em Ji-Paraná estão otimistas para os jogos nacionais em setembro

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments