ESPORTE – Comitê Olímpico do Brasil se reúne em Porto Velho para planejar os Jogos Escolares da Juventude de 2018

Gestores estaduais e representantes do COB planejam os jogos de acordo com novo formato

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está em Porto Velho nesta terça, quarta e quinta-feira (5 a 7) para a reunião dos gestores estaduais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Os debates começaram durante a manhã desta terça, onde foram avaliadas as atividades deste ano, e segue a programação de planejamento para os jogos de 2018.

A capital é candidata, através de iniciativa do Governo de Rondônia, a sediar a competição regional, que a partir do próximo ano será inserida no novo formato do projeto, lançado em 2005.

Segundo o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, três quesitos serão avaliados como importantes para que a cidade seja escolhida para a realização do evento esportivo de 2018, sendo eles a manifestação de intenção do governo, informações sobre o parque hoteleiro e locais adequados para a competições.

“Estamos aqui com 18 estados representados, e também os representantes das 14 confederações brasileiras que fazem parte do programa dos jogos, e aqui vamos definir regulamento e planejamento para 2018. Temos 16 cidades concorrendo para sediar as regionais, e vamos avaliar preenchimentos de formulários, informações de hotéis e instalações esportivas para que a gente possa fazer a avaliação. Até março isso será oficialmente divulgado”, disse Hubner.

Com a mudança, os atletas não sairão mais diretamente dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) para a competição nacional, mas passarão também pela etapa regional em busca da classificação para a final. Serão três regionais e uma final em 2018, e o diretor geral afirma que a adequação através da regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam participar do evento.

Ítalo Aguiar, gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), garante que a realização da reunião do COB em Rondônia é fruto do trabalho realizado pelo governo na realização dos jogos escolares na etapa estadual, com políticas baseadas no que é executado pelo Comitê Olímpico do Brasil. “Isso tornou o nosso Joer um dos três maiores eventos de jogos escolares do país. Com certeza a iniciativa do estado em convidar o COB para vir até a nossa capital e a aceitação são resultado desse empenho pelo esporte escolar”.

Caso Porto Velho seja a cidade escolhida para sediar a etapa regional Norte em 2018, além dos estados da região, participarão das competições na capital rondoniense os atletas do Mato Grosso e Distrito Federal. A etapa regional deverá acontecer no mês de setembro e a nacional em novembro. “Estamos preparando nos alunos atletas para passar pela etapa estadual, pela etapa regional e alcançar a classificação para a final, e vamos continuar empenhados para que Rondônia não fique de fora da etapa nacional”, concluiu.

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments