A Coordenadoria de Geociências (Cogeo), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) iniciou um treinamento sobre o uso das geotecnologias para o licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, e das denúncias recebidas pelo aplicativo Guardiões da Amazônia.

Representada pelo coordenador Diogo Rosa, a intenção da capacitação é atender todos os 15 Escritórios Regionais de Gestão Ambiental (Ergas) da Sedam. O primeiro município contemplado foi Ariquemes e na próxima semana será a vez de Ji-Paraná.

O treinamento consiste em dois momentos dedicados, ao monitoramento e levantamento de denúncias realizadas através do aplicativo Guardiões da Amazônia e três dias para o aprendizado do uso de geotecnologias, para atividades de vistorias ambientais, fiscalização e monitoramento ambiental, de forma que agilize os licenciamentos e principais atividades realizadas pelos Escritórios Regionais.

Também foi verificada junto à Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI) da Sedam as tecnologias encontradas nos Ergas, buscando uma melhoria nos equipamentos e consequentemente no serviço realizado pelo Escritório Regional.

O APLICATIVO

O aplicativo Guardiões da Amazônia, desenvolvido pelo analista de Tecnologia Militar da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, José Mário Fraga Miranda, permite uso off-line, com georrefenciamento e participação do cidadão em denúncias de ações que ameacem a preservação do meio ambiente (https://gov.br/guardioes).

Fonte: Secom

Facebook Comments