Escolhendo entre forno a gás e elétrico: qual é o melhor para sua cozinha?

0
29

Descubra as vantagens e desvantagens de cada tipo de forno e como escolher conforme suas necessidades culinárias e seu estilo de vida

Na hora de comprar um forno, sempre há a dúvida sobre qual modelo utilizar. Tradicionalmente, usa-se o forno a gás como forma de preparar os alimentos, já que na maioria das vezes o forno a gás vem embutido no próprio fogão, não tendo necessidade de usar um elétrico. No entanto, para fazer a escolha certa na hora de preparar, é necessário pensar em vários fatores, como o tipo de cozimento desejado, o seu próprio estilo de vida e as condições da sua cozinha.

Confira, a seguir, os prós e os contras de usar um forno elétrico e um forno a gás!

Forno a gás

Prós:

Talvez, a principal vantagem de ter um forno a gás seja o maior controle da temperatura que ele proporciona. No geral, os fornos a gás dão um controle preciso, e é possível ajustar rapidamente a temperatura em casos de emergência.

Outro ponto importante é o custo, pois o forno a gás opera a um custo bem menor que o forno elétrico, já que não gasta tanta energia elétrica, e, em comparação com o valor do gás, a energia elétrica é consideravelmente mais cara.

Por último, o forno a gás é muito versátil, e, como ele já emite um calor quase instantâneo, muitos chefs de cozinha preferem usá-lo para fazer grelhados e assados.

Contras:

A maior desvantagem do forno a gás é a imprecisão na hora de distribuir o calor. Isso pode fazer com que haja pontos quentes e frios dentro do forno enquanto o gás estiver ligado, o que pode demorar mais para que um alimento esteja pronto.

A manutenção também costuma ser um ponto importante, já que precisa ser feita regularmente. No entanto, sempre é bom consultar uma distribuidora de gás para conferir dicas sobre a instalação e o uso de botijões.

Forno elétrico

Prós:

Os fornos elétricos tendem oferecer uma distribuição mais uniforme do calor, diferentemente do forno a gás. Isso dá mais consistência para os pratos e torna o cozimento mais rápido. Além disso, o forno elétrico costuma vir com alguns recursos adicionais, como tempo de preparo predeterminado para cada tipo de alimento, por exemplo.

Contras:

O maior contra do forno elétrico é sem dúvidas o custo elétrico. Apesar de já existirem vários modelos com alta eficiência energética que otimizam o gasto, ainda é um gasto a se considerar.

E, como se trata de um eletrodoméstico, ele depende do fornecimento de energia elétrica para funcionar – caso aconteça algum corte de energia, é possível ficar sem o forno durante o período.