Reunião-com-o-sr.-Henrique-Prata-sobre-o-Hospital-do-Câncer-da-Amazônia_13.11.14_Fotos_Daiane-Mendonça-1-570x357Equipamentos de alta precisão foram doados pelo próprio Hospital do Câncer de Barretos. Com isso a unidade que está em fase de construção na BR-364 em uma área de 100 mil², quando concluída, poderá otimizar todos os atendimentos voltados aos pacientes com câncer.

O anúncio da aquisição de toda aparelhagem foi feito pessoalmente ao governador Confúcio Moura, na tarde de quinta-feira, 13, pelo presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, acompanhado do diretor da extensão, em Porto Velho Jean Negreiros, em encontro na sede do Instituto Previdenciário dos Servidores de Rondônia (Iperon).

Com o anúncio feito por Prata, o Hospital do ‘Câncer da Amazônia’ entra num patamar a partir de agora muito mais avançado e com prazo de conclusão das obras, que antes eram de quatro anos podendo encurtar para dois.  “Com o sistema de alto desempenho e equipamento moderníssimos que estarão sendo usados no hospital daqui deixamos de mandar cerca de 60% dos pacientes com câncer lá para Barretos que mesmo com a extensão do “Barretinho”, anexo ao Hospital de Base continuam seguindo viagem para lá”, disse o diretor.

 

Para contribuir com o gerenciamento do Hospital que atenderá Rondônia e a Amazônia Legal, de acordo com Prata é preciso contar também com o apoio de empresários do Norte, e de parlamentares da bancada da região em Brasília, pois a manutenção da unidade mantida somente pelo estado irá gerar um custo muito alto aos cofres do governo estadual. Reunião com o sr. Henrique Prata sobre o Hospital do Câncer da Amazônia_13.11.14_Fotos_Daiane Mendonça (7)

Por isso todos contam com a aprovação pela presidente Dilma Rousseff de uma emenda de bancada, no valor de R$ 60 milhões, que já está aprovada faltando apenas à sua liberação. Esse será um dos assuntos a ser tratado pelo governador Confúcio Moura com o ministro da Saúde, em audiência na segunda-feira, 17, em Brasília.

Outro assunto levado ao governador foi quanto ao credenciamento do Hospital do Câncer da Amazônia, que desta forma possibilitará o repasse financeiro vindo do governo federal para o custeio pela tabela SUS, e com isso evitando sobrecarregar o sistema de saúde do Estado, com despesas extras.

Os projetos serão enviados pessoalmente por Confúcio Moura a presidente Dilma. “Vamos tratar desta unidade com bastante carinho da mesma maneira que hoje temos com a extensão do hospital de Barretos. E vejam a importância: “As pessoas e familiares me param e agradecem muito por essa extensão que mesmo pequena está fazendo muito por pelos pacientes do Estado. Só elogios”.

Outro enfoque importante de acordo com o governador é mostrar a viabilidade da obra aos deputados. “Eu quero colocar o nome de todos nesse hospital, fazer com que eles sejam peças fundamentais e nos parceiros”, comenta.

Hospital do Câncer da Amazônia

Reunião com o sr. Henrique Prata sobre o Hospital do Câncer da Amazônia_13.11.14_Fotos_Daiane Mendonça (6)

 O projeto de construção do Hospital de Câncer da Amazônia surgiu da ideia de ampliar o serviço que a extensão de Barretos já oferece ao povo de Rondônia. Nessa unidade é prevista os seguintes procedimentos: quimioterapia, radioterapia, pesquisa, banco de tumores, emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, uma ressonância magnética, um mamógrafo e um para tomografia.

O Hospital contará também com laboratório de análises clínicas com seis salas de coleta e duas salas de exames, ambulatório com 20 consultórios, centro cirúrgico com quatro salas cirúrgicas, internação geral com 24 leitos, pediátrica com 16 leitos, indígena com 20 leitos e unidade de terapia intensiva (UTI) com oito leitos.

Matriz

O Hospital do Câncer de Barretos possui hoje 4.500 pacientes vindos principalmente de Rondônia, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Povos Indígenas. Cerca de 140 funcionários cuidam de todos os detalhes para conseguir cumprir a meta que é de 300 atendimentos dia, sob cuidados de uma equipe composta por 24 médicos.

Reunião com o sr. Henrique Prata sobre o Hospital do Câncer da Amazônia_13.11.14_Fotos_Daiane Mendonça (5)

Texto: Emerson Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça

Facebook Comments