Entreguista: Raupp também é a favor de entregar o pré-sal para estrangeiros

0
591

entreguistaO senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP) que desobriga a Petrobras de participação na exploração do pré-sal será bom para o país.

O projeto altera a Lei 12.351/2010, que atribui à estatal o encargo de atuar como operadora única dos campos do pré-sal, com participação de no mínimo 30%. A proposta está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Valdir Raupp lembrou ainda que a conjuntura econômica atual inviabiliza qualquer investida na área, pois o custo da extração pode ficar acima da cotação do petróleo no mercado internacional.

Em 2010, lembrou, quando a lei foi votada, o preço do barril de petróleo era de US$ 135 e hoje é de US$ 48.

— Essa lei foi votada e aprovada num momento em que o Brasil atravessava um céu de brigadeiro. A Petrobras estava com as finanças em dia e era justo que se lhe atribuísse tal encargo. Mas hoje a situação mudou e mudou radicalmente para pior. Os fatos divulgados pelas operações e investigações, os prejuízos causados à Petrobras nos últimos tempos dificultam a plena aplicação do dispositivo previsto na Lei 12.351 de 2010 — argumentou Raupp.

Agência Senado