Energisa doa câmara fria e mais 22 geladeiras para Saúde de Porto Velho

0
289

Equipamentos fazem parte das ações do projeto Unidos pela Vacina (UPV) e serão usados na Rede de Frios da Secretaria de Saúde, um legado desse momento de enfrentamento da pandemia para a população

 

O diretor presidente da Energisa, André Theobald, entregou nesta terça-feira (6) mais 22 geladeiras, um freezer e uma câmara fria para o município de Porto Velho. As doações foram formalizadas em cerimônia com o prefeito da capital Hildon Chaves e fazem parte do lote de 127 equipamentos que estão sendo doados às 52 prefeituras do estado. Em Porto Velho, os equipamentos foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) que está montando uma Rede de Frios para armazenamento de vacinas e equipamento, um legado desse momento de enfrentamento da pandemia para a saúde pública do município.

Na assinatura do termo de doação, que aconteceu na sede do governo municipal, o prefeito Hildon Chaves, destacou a aceleração da vacinação em Porto Velho. Segundo ele, cerca de 5 mil pessoas estão se vacinando por dia. Na presença do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, ele falou sobre o movimento para vacinar todos os trabalhadores da indústria ainda está semana, de forma a apoiar a recuperação da economia.

Um dos coordenadores do Movimento Unidos pela Vacina no estado, o diretor presidente da Energisa, André Theobald destacou a importância de que as pessoas sigam as orientações dos profissionais de saúde pública e busquem os locais de imunização. “Estamos muito felizes porque chegou a hora de nossos colaboradores também se vacinarem. Eles também são industriários e como trabalhadores de um serviço essencial não pararam em momento nenhum dessa pandemia”, disse.

“Este é um exemplo de responsabilidade social que vai ajudar a salvar vidas. Os equipamentos ajudarão na conservação e na logística de aplicação das doses, uma vez que vacinamos milhares de pessoas por dia”, disse o prefeito na ocasião.

A doação chega em um momento estratégico para o município. Porto Velho recebe, atualmente, quatro tipos de imunizantes contra a Covid-19, e a cada um há uma recomendação específica sobre temperatura de armazenamento até a aplicação.

A Prefeitura intensificou a vacinação, aplicando um número cada vez maior de primeiras doses, ao mesmo tempo em que concilia o armazenamento das segundas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde.Hildon Chaves destacou a importância da doação para a logística de vacinaçãoHildon Chaves destacou a importância da doação para a logística de vacinação

A doação feita pela companhia distribuidora de energia é parte da campanha Unidos Pela Vacina, movimento da sociedade civil que busca viabilizar a imunização de toda a população vacinável até o final do ano. Segundo André Theobald, diretor-presidente da empresa, o apoio ao município é do interesse de todos.

“A vacinação é uma preocupação de todos os setores da economia local. Por isso, não medimos esforços para apoiar a Prefeitura de Porto Velho nesse momento tão importante para toda a sociedade”, afirma.

Até agora, a Energisa já doou 69 geladeiras, 5 freezers e uma câmara fria para 29 municípios de Rondônia. O plano é entregar os 51 equipamentos restantes até o fim deste mês.

Promoção da vacinação

Além da doação dos equipamentos, a Energisa também está disponibilizando para prefeituras e órgãos públicos materiais de comunicação como spots de rádio e carro de som para incentivar a população a se vacinar. Os municípios interessados devem entrar em contato com um representante da empresa para solicitar os materiais.

Sobre o Unidos pela Vacina

O Unidos Pela Vacina foi idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luíza Trajano, e reúne empresários, executivos, artistas, atletas, cientistas, representantes de entidades setoriais, instituições, associações, comunidades e ONGs, ligadas por um único propósito: tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021.

O Grupo Energisa participa do Unidos pela Vacina em nível nacional e está engajado na coordenação local do movimento ao lado do Mulheres do Brasil nos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Além das doações, o papel da empresa é ajudar a garantir a imunização e que nenhuma dose se perca por falta de refrigeração ou conservação local inadequada.