Empresa russa mostra na RR Show 2015 pecuária de precisão com o uso de ‘drones’

0
809

52076-drone-per-l-agricolturaUma das principais atrações internacionais da “Vitrine Tecnológica” na Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontecerá de 27 a 30 deste mês, em Ji-paraná, será o estande de uma empresa russa especializada na comercialização de drones para monitoramento de fazendas de gado. A empresa é uma dos mais de 230 expositores que representarão, segundo o secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani, as 350 bandeiras na 4ª edição da Feira.

O uso de microcomputadores de bordo e micro câmeras acopladas aos inventos, que podem capturar informações e imagens detalhadas até a um metro do solo, e auxiliar os médios e grandes pecuaristas na administração de seus negócios, é chamado de “Pecuária de Precisão”.

A técnica permite saber ao final de cada sobrevoo do invento, desde a quantidade de bois que estão no pasto até mesmo o rompimento de uma cerca. Segundo o coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), Rubens Nascimento, essa é mais uma das atrações que facilitarão o acesso do empreendedor rondoniense às novas tecnologias, além de incentivar o uso de drones nos vários segmentos do agronegócio. “É um negócio fantástico”, disse Nascimento.

Os inventos tornam possível ao proprietário fazer o acompanhamento de todas as rotinas administrativas de uma fazenda, a partir do mapeamento dos campos de pastagens, verificação da temperatura ambiente, controle e contagem do rebanho, condições de manutenção das cercas e estábulos, níveis de água dos açudes e monitoramento de crias.

A Pecuária de Precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, da contaminação do solo e da água e o aumento da produtividade. Imagens aéreas de alta resolução, modelos digitais de elevação do terreno e imageamento no espectro do Infravermelho Próximo (NIR) são cada vez mais usados no segmento.

Com o uso de drones é possível ainda gerar imagens em alta resolução sem a dependência da disponibilidade do satélite, que só permite essa atividade a cada 15 dias, se o tempo não estiver nublado. O produtor ou o pecuarista pode obter imagens de suas plantações, rebanho e grandes áreas a qualquer hora ou dia dependendo apenas do bom tempo para as tomadas aéreas.

Com a captura de fotos e vídeos em alta definição, voando entre um metro e 300 metros de altura, o empreendedor poderá inspecionar, vistoriar e monitorar todos os pontos de sua propriedade com informações em tempo real, inclusive com menos custo, além de  fazer com maior facilidade a prevenção e combate às pragas nas áreas de cultivo e de pastagens.

OPORTUNIDADES

A gerente Internacional da Seagri, Ivanilda Frazão, disse que o espaço da Feira funcionará como uma oportunidade para Rondônia mostrar tanto aos investidores nacionais quanto aos estrangeiros as suas potencialidades, e o leque de oportunidades que o Estado oferece para a instalação de indústrias de transformação de produtos, principalmente diante da expectativa cada vez maior de a presidente Dilma Rousseff sancionar, nos próximos meses, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Porto Velho.

Outra meta é também estimular as cadeias produtivas existentes, como a da carne e do leite, e criar uma cultura de exportação. Por exemplo, o governo de Rondônia já iniciou a capacitação de técnicos e tem divulgado entre os empresários a importância de se prepararem melhor para esse novo ciclo de desenvolvimento.

Dias 25 e 26, antes da abertura da Feira Rondônia Rural Show, a Segri realizará em Ji-Paraná um seminário para divulgação de toda a legislação sobre incentivos fiscais na Amazônia, direcionado aos investidores, potenciais empreendedores e técnicos do governo estadual.

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Decom
Decom – Governo de Rondônia