Em nota, prefeitura confirma que prestou serviço a empresa de César Cassol

0
1615
César Cassol pode sofrer processo de cassação
César Cassol pode sofrer processo de cassação
César Cassol (PP), pode sofrer processo de cassação

Por Roberto Kuppê

Mais RO

Sabe aquela máxima de que a emenda saiu pior que o soneto? Pois foi o que aconteceu com a “Nota de esclarecimento” enviada a algumas redação acerca da denúncia de que a prefeitura de Rolim de Moura prestou serviços para uma das empresas do prefeito César Cassol (PP). Em vez de explicar, se complicou mais ainda cabendo ao Ministério Público e à Câmara Municipal propor ação de cassação do mandato do alcaide.

Entenda o caso

Com informações do site Inforondonia, o portal Mais RO publicou dia 16 de abril denúncia contra a prefeitura de Rolim de Moura, que se utilizou da estrutura (email oficial, computadores, motoristas, funcionários) para atender a uma das empresas do próprio prefeito, César Cassol, que seria inaugurada no dia 16 de abril.

Email oficial da prefeitura convidando para evento privado
Email oficial da prefeitura convidando para evento privado

Na oportunidade, a assessoria  de imprensa da prefeitura disparou um e-mail em nome do Grupo Cassol convidando a imprensa para o evento: “Sugestão de Pauta – O Grupo Cesar Cassol tem a honra de convidar a imprensa em geral para a solenidade de inauguração da Usina Hidrelétrica Cesar Filho, no Rio Taboca, município de Chupinguaia. O evento será realizado nesta quinta-feira, 16, às 9h 00min com a presença do Excelentíssimo Governador Confúcio Moura. Em seguida a comitiva fará uma visita a Usina de Calcário do Grupo Cesar Cassol, em Parecis”, caracterizando, portanto,  o uso da máquina administrativa para fins particulares, o que é vedado por lei. No email está claro que a prefeitura de Rolim de Moura faz parte do Grupo Cassol.

Na nota de esclarecimento publicada abaixo, a prefeitura, através da Assessoria de Imprensa, não só confirma a denúncia como dá mais detalhes. No item 1 a prefeitura diz que “não utilizou veículos, servidores, equipamentos”, mas no item 2 afirma que ” Os únicos servidores públicos que participaram do referido evento elencado pela nota foram um motorista e o assessor de imprensa da prefeitura”. Para explicar o uso do email oficial da prefeitura, a assessoria diz no item 3 que trata-se de um provedor gratuito de internet, que não cobra pelos serviços e, portanto, “sem qualquer tipo de ônus ao erário público”. A menos que o referido email tenha sido disparado a partir de uma lan house, e por terceiros, a assessoria usou os computadores, sala, ar condicionado, luz e funcionários para convidar a imprensa para a inauguração de mais um empreendimento do prefeito.

Veja a nota da prefeitura na íntegra

 Nota de esclarecimento da prefeitura
 A Prefeitura de Rolim de Moura vem à público esclarecer as informações descritas na matéria jornalística publicada por alguns veículos de comunicação (sites), intitulada “administração municipal utiliza estrutura pública para promover empreendimentos particulares”.
1 – A Prefeitura de Rolim de Moura não utiliza, tampouco não utilizou veículos, servidores, equipamentos ou qualquer que seja o bem patrimonial da estrutura pública municipal para fins particulares durante esta quinta-feira (16).
2 – Os únicos servidores públicos que participaram do referido evento elencado pela nota foram um motorista e o assessor de imprensa da prefeitura, que estavam em missão oficial acompanhando o prefeito Cesar Cassol, prerrogativa constitucional dos cargos para os quais foram contratados.
3 – A conta de e-mail descrita pela nota não é pública. Trata-se de um provedor gratuito de internet, que não cobra pelo serviço de mensagens dessa natureza. Portanto, sem qualquer tipo de ônus ao erário público.
4 – A visita do governador do estado era agenda pública oficial não só do prefeito Cesar Cassol, mas de pelo menos outros cinco gestores de municípios vizinhos, vereadores e servidores públicos do Estado que acompanhavam o chefe do executivo estadual nesses compromissos.
5 – A Prefeitura de Rolim de Moura repudia veementemente essas acusações, uma vez que tais práticas não coadunam com a maneira como o prefeito Cesar Cassol governa, muito menos com a legalidade.
6 – Ao contrário disso, as empresas do Grupo Cesar são grandes parceiras deste município, com contribuições importantes para o hospital municipal como a doação de equipamentos e medicamentos, não necessitando de qualquer auxilio estrutural da máquina pública. Prefeitura de Rolim de Moura Assessoria de Comunicação
Fonte: www.maisro.com.br