Eleições 2022 Rondônia: decisões, indecisões e começam as convenções

0
566
Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia

PORTO VELHO- As eleições em Rondônia têm tudo para garantir momentos de emoções, tensões e medo. Na hora da onça beber água, os partidos caminham para as convenções que se iniciam na próxima quarta-feira, 20, data em que o PSC realiza a sua para referendar apoio à reeleição de Marcos Rocha (União Brasil) e apoio à candidatura ao Senado de Mariana Carvalho (Republicanos). A Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, PV, Rede e PSOL), que já se definiu, realiza convenção dia 31 para homologar Vinícius Miguel (PSB) ao governo e Daniel Pereira, Solidariedade, ao Senado.

Dia 5 será a vez do PL do senador Marcos Rogério realizar sua convenção. Até este dia o clima será de suspense sobre apoios e o nome do candidato a vice-governador. O PSD de Expedito Júnior e Expedito Netto que se aliaria ao PL, poderá apoiar o jovem candidato ao governo, Léo Moraes, do Podemos. Tudo porque Expedito Júnior, pré-candidato ao Senado, foi trocado por Jaime Bagatolli (PL). Expedito poderá ser o vice de Léo Moraes. É o que circula após Expedito Netto publicar nas redes sociais de que “vem novidade por aí”, ao lado de Léo Moraes.

MDB,PSDB e PDT

Três grandes partidos não vão apresentar candidatos próprios ao governo de Rondônia. O MDB de Confúcio Moura, outrora o maior partido de Rondônia, deverá apoiar a Frente Democrática, embora uma ala corre atrás de Marcos Rocha (União Brasil). Em nível nacional a sigla está dividida entre Simone Tebet e Lula.

O PSDB não vai lançar candidato próprio embora o ex-prefeito de Porto  Velho, José Guedes, venha anunciando que disputará o governo. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves já hipotecou apoio à reeleição do governador Marcos Rocha que está fazendo muitas obras na capital.

E o PDT? Até o presente momento, apenas pré-candidatos proporcionais estão em pré-campanha. O ex-deputado estadual e ex-vice-governador Ayrton Gurgacz será candidato à uma vaga na Assembleia Legislativa. A ativista Rosângela Hilário, disputará uma vaga de deputada federal pelo partido de Acir Gurgacz. A tendência seria o PDT apoiar a Frente Democrática.

Mais Rondônia