Eleições 2022: PT debate saída para o Brasil e Rondônia pós-pandemia

PORTO VELHO- O PT de Rondônia iniciou nesta sexta-feira o ciclo de debates “Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil”, com o tema “Outro mundo é preciso, outro Brasil é necessário”. Organizado pela Secretaria Estadual de Formação Política e Secretaria de Organização do PT de Rondônia, o evento contou com 105 participantes via plataforma Zoom na internet. O ciclo de debates foi aberto pelo ex-ministro e ex-senador Aluízio Mercadante e William Nozaki.

Mercadante abriu os debates fazendo uma abordagem política dos últimos acontecimentos no Brasil desde o impeachment de Dilma até o presente momento com Bolsonaro. O ex-ministro classificou o impeachment de Dilma como golpe legislativo midiático. Ressaltou que o Brasil vinha crescendo e se desenvolvendo durante o governo petista inaugurado em 2003 com a primeira eleição de Lula. O sucesso do governo petista foi tanto que Lula se reelegeu em 2006, elegeu Dilma em 2010 e a reelegeu em 2014 também. Foi a partir da reeleição de Dilma que uma conspiração política fora engendrada por um grupo político forte e apoiado pela elite brasileira. Segundo Mercadante, o resultado do golpe nós estamos vivendo hoje. Uma economia em frangalhos, desemprego de 14% e uma das piores crises sanitárias dos últimos tempos, com mais de 460 mil mortes pela Covid-19.

William Nozaki, que fez uma palestra técnica, é um dos autores do “Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil”. É economista, sociólogo, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política e coordenador do mestrado Estado, Governo e Políticas Públicas (FLACSO-FPA). Nozaki apresentou o plano detalhadamente (veja em PDF abaixo), explicando ponto a ponto as saídas para o Brasil propostas pelo PT.

Durante os debates, o presidente municipal do PT de Porto Velho, Ramon Cujuí enfatizou a necessidade de se eleger deputados federais em 2022, para dar sustentação ao eventual governo Lula. Já o presidente estadual, Anselmo de Jesus falou de uma grande aliança em 2022, envolvendo o PT e vários partidos de Rondônia.

Do PT de Rondônia participaram o presidente estadual, Anselmo de Jesus, da municipal Ramon Cujuí, além de Fatima Cleide, Hernani Coelho, Lhano Adorno, Professora Lílian (Guajará-Mirim), Ariel Argobi (Guajará-Mirim), Roberto Kuppê (jornalista), Edson Silveira, Alyne Mayra (coordenadora), Clebes (Ariquemes), dentre outros.

Clique na imagem abaixo e navegue pelo Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil:

Apresentação PRTB

Calendário do ciclo de Debates:

Fonte: Mais Rondônia

 

Facebook Comments