Eleições 2022: Hildon Chaves é o mais forte candidato ao governo de Rondônia; sem espaço para Marcos Rogério

PORTO VELHO- Se depender do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), o projeto político do senador Marcos Rogério (DEM) para 2022 poderá ser adiado. Segundo informações, o PSDB de Rondônia já teria batido martelo no nome de Chaves para o governo de Rondônia. E, para disputar a única vaga de senador, o partido estaria dividido entre a deputada federal Mariana Carvalho e Expedito Júnior. Marcos Rogério que apoiou a reeleição do prefeito da capital almeja governar Rondônia, última etapa de sua carreira meteórica. Em 10 anos (foi eleito deputado federal em 2010), conquistou um dos mais cobiçados cargo do Congresso Nacional, uma das 81 cadeiras de senador, mandato que expira somente em 2026.

Hildon Chaves, por outro lado, eleito prefeito de Porto Velho em 2016, deixou a pacata função de promotor de justiça para potencial candidato ao governo de Rondônia, sendo reeleito em 2020 de forma inequívoca e inquestionável.

O candidato da esquerda

Para enfrentar o virtual candidato da direita, a esquerda rondoniense em frangalhos terá que se reinventar e apostar numa candidatura que faça frente ao potencial favorito Hildon Chaves. Um dos nomes lembrados é o do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). Esquerdista e ferrenho crítico da atual administração rondoniense e anti-Bolsonaro, Pires é um consenso dos principais articuladores políticos.  O jornalista Sérgio Pires, anotou em sua coluna que, “além de ter feito, na sua reeleição para a Prefeitura, mais de 40 mil dos 58 mil votos válidos, em 2016, Jesualdo concorreu  e, praticamente sozinho, na busca de uma vaga ao Senado, em 2018, alcançou nada menos do que 195.641 votos. Está se preparando, como mineirinho (embora seja paulista), para a disputa de 2022. Testou sua força na última eleição municipal, quando, sem alarde, ajudou a eleger oito prefeitos e 30 vereadores. O que se ouve nos bastidores é que, além do PSB, outros partidos andam pensando em lideranças como ele, não só para o Congresso, mas, mesmo para a busca da sucessão de Marcos Rocha. Portanto, que ninguém se engane: é bom ficar de olhos atentos no Jesualdo!”.

Jesualdo Pires é um excelente nome da esquerda para 2022. Resta saber se PT, PDT, PSOL e PCdoB terão candidatos próprios ou buscarão alianças com o PSB, que tem também o ex-prefeito e deputado federal Mauro Nazif como líder e pretenso candidato ao governo de Rondônia.

Fonte: Mais RO

 

 

Facebook Comments