O evento realizado de forma online, Fórum Lixo e Cidadania, com os candidatos à prefeitura de Porto Velho, foi criado para saber das políticas públicas sobre os resíduos sólidos do município. Nem todos os candidatos participaram. O Sargento Eyder Brasil (PSL) ganhou destaque com as propostas e projetos já realizados como deputado estadual, para melhorar a situação das famílias que trabalham na Vila Princesa, na capital, e melhorar a vida dos catadores de materiais recicláveis.

Eyder falou sobre o processo de implantação da política nacional dos resíduos sólidos com foco na inclusão sócio produtiva dos catadores. “Já trabalhamos, de fato, em prol da comunidade de catadores. Fizemos o projeto para transformação da Cooperativa de Catadores da Vila Princesa (Catanorte), em uma usina de reciclagem. Nosso projeto foi aprovado pelo Ministério Público, mas não foi pago devido à pandemia. Logo esse recurso será liberado”, informou.

O candidato lamentou a ausência, no debate, do atual prefeito para dirimir dúvidas e falar sobre o que foi feito em quatro anos em prol dessa causa. “Sabemos que nada foi feito, mas vamos promover mudanças na vida dessa população que tanto precisa de apoio e políticas públicas transformadoras”, frisou.

Eyder Brasil disse que essa é uma questão delicada, que fez várias indicações, como parlamentar, ao governo de Rondônia pedindo a construção de galpões na região Sul e na Zona Leste da cidade, para dar dignidade aos trabalhadores.  “Temos provas de que a gestão atual recebeu cerca de R$ 4 milhões para ajudar a melhorar a vida dos catadores, mas não se sabe que fim levou esse dinheiro”, declarou.

O candidato informou ainda que seu governo a partir de 2021 será voltado para resolução dos problemas na raiz, como a revitalização dos igarapés, cuidar das redes de águas pluviais, respeitando o direito dos trabalhadores de levarem comida para mesa da família, de forma digna. Além de trabalhar com diálogo com todos os profissionais desta área. “Temos um problema crônico e que precisa de muita coragem para ser resolvido, e nós temos e vamos unir forças com todos os parceiros e poderes envolvidos para solucionar a questão do descarte dos resíduos sólidos de forma consciente”, encerrou.

Bairro Tancredo Neves

O candidato à prefeitura, Sargento Eyder Brasil, também se reuniu com moradores do Bairro Tancredo Neves. Ele esteve acompanhado da candidata a vereadora Elisângela Brasil (Podemos), onde apresentaram o plano de governo e de que forma vão agir em parceria para promover melhorias em todas as áreas.

Os moradores questionaram o asfalto casca de ovo, que está sendo espalhado em Porto Velho. O Sargento Eyder foi enfático ao afirmar que isso não passa de asfalto eleitoreiro, e uma total falta de respeito com o povo. “Esse é dinheiro do povo jogado no lixo, pois as chuvas começaram e o asfalto já está sendo levado pelas águas. Temos respeito com o dinheiro público. Cada voto será honrado, cada recurso será devolvido em forma de benefícios, e o Bairro Tancredo Neves está inserido, é claro”, concluiu.

Facebook Comments