Eleições 2020: Fabrício Jurado se preparou no RenovaBR para atuar na prefeitura

0
159

Em 2019, Fabrício Jurado, pré-candidato à prefeitura de Porto Velho pelo DEM, participou da formação de novas lideranças políticas do RenovaBR, a maior escola de democracia do Brasil, um programa com o objetivo de capacitar os participantes em assuntos que todo político deve entender para resolver os problemas das cidades.

Foram 96 horas de formação em temas como saúde, educação, gestão fiscal e desenvolvimento social, ministrados por grandes especialistas dessas áreas.

Dos 1.400 alunos que se formaram em 2019, 620 foram selecionados para continuar no módulo avançado do programa, cujo foco é a preparação de futuros candidatos a vereadores e prefeitos dos municípios brasileiros. Participando com alunos de todos os estados, Fabrício foi o único representante de Rondônia.

Durante a formação no RenovaBR, foram apresentados casos de parcerias de sucesso realizadas entre o setor público e privado na gestão da saúde pública.

O “Hospital Municipal Infantil Menino Jesus”, de São Paulo, é um deles. Administrado pelo reconhecido Hospital Sírio Libanês, o Hospital Menino Jesus segue o modelo das Organizações Sociais de Saúde (OSS) e mantém antigos funcionários públicos sob uma nova forma de gestão. De 2008, quando a parceria iniciou, até 2018, ano base para a apresentação do caso aos alunos do RenovaBR, o número de leitos, de salas cirúrgicas e da capacidade de atendimento aumentaram. Além disso, especialidades que eram encaminhadas para o interior do Estado passaram a ser realizadas no próprio hospital.

Um fator influenciador para o sucesso da parceria foi a criação do Conselho Consultivo de Pacientes, no qual pacientes e familiares apontam melhorias que precisam ser feitas no sistema.

Em Porto Velho, todo mundo conhece – e muitos já sentiram na pele – as dificuldades do município em oferecer um sistema público de saúde básica que atenda às necessidades dos moradores da capital.

Na opinião de Fabrício, o Hospital Infantil Menino Jesus é um bom exemplo de como uma parceria séria na administração de serviços de saúde pode trazer muitos benefícios para a população, conheça: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/responsabilidade-social/instituto-de-responsabilidade-social/projetos/Paginas/hospital-municipal-infantil-menino-jesus.aspx

“Porto Velho deve discutir o sistema de gestão da saúde pública com profissionais da área e com os próprios usuários do sistema, para que seja elaborado um modelo que atenda aos anseios de todos”, conclui Fabrício.

SOBRE FABRICIO JURADO

Advogado, nasceu em Porto Velho, em 1975, é Presidente do Diretório Municipal do

Democratas.