Por José Armando Bueno
A regra é clara, já dizia Arnaldo César Coelho! Não! Propaganda eleitoral somente no período autorizado pela Justiça Eleitoral, que em 2018 começa em 16 de agosto, uma quinta-feira. Entretanto, a regra também é clara sobre uma série de iniciativas e ações que podem ser realizadas pelo candidato, e que não configuram propaganda eleitoral antecipada. Aliás, somente uma coisa não pode: pedido explícito de voto. Pedido explícito é falar assim: “eu peço o seu voto”, “eu preciso do seu voto”, “eu quero o seu voto”, “vote em mim” etc. Então, vamos ao que pode:
TÁ ESPERANDO O QUÊ?
Então, se você é pré-candidato, tá esperando o que pra utilizar a principal ferramenta das eleições, que é a internet através das redes sociais? Os principais candidatos, que são os políticos em mandato, estão mandando ver no impulsionamento, que é o que eles conhecem. Alguns deles, que nós monitoramos, já triplicaram seus seguidores em menos de 60 dias. Ele acreditam que, quanto mais seguidores, mais eleitores terão. É o auto-engano, forma de criar uma realidade paralela para justificar a total falta de conhecimento ou a necessidade de impor uma opinião. Em linguajar popular, estão viajando na maionese. Infelizmente, muitos assessores e até “especialistas”, colocam o impulsionamento como a principal ação para atrair e conquistar novos eleitores.Mais seguidores jamais serão mais eleitores. Conquistar likes jamais vai significar conquistar mais eleitores. A conversão de seguidores para eleitores é bastante complexa, é uma construção, um processo que exige profundo conhecimento sobre o marketing digital eleitoral, dentre outros. Eleitores não são capturados nas redes sociais através de uma foto bonita do candidato. Nem mesmo uma promessa captura eleitores. O que captura e converte eleitores é CONTEÚDO RELEVANTE. Tem muita gente aí falando que precisa ter conteúdo, gerar conteúdo. O que é conteúdo? Tudo em mídia é conteúdo, um folheto tem conteúdo, uma foto tem conteúdo, um vídeo tem conteúdo. Mas o que interessa é o conteúdo relevante, aquilo que captura a atenção, que atrai, envolve e gera valor para as pessoas. Os conteúdos gritam, os relevantes conquistam. IMPULSIONAR O QUÊ?
Na realidade, existe uma busca desesperada pelo impulsionamento. O que é isso? Impulsionar é estimular, motivar, e no contexto das redes sociais é dar destaque a um conteúdo através da compra de espaços em função de determinadas características de público, região e situação para a qual se quer chamar a atenção. O impulsionamento é uma ferramenta estratégica que requer, exige, conteúdo relevante. Utilizar o impulsionamento sem ter o que impulsionar, é o mesmo que lançar um foguete ao espaço sem ter nada dentro, sem saber para onde vai e fazer o quê. Infelizmente, esta realidade é muito concreta, com milhares de candidatos impulsionando o vazio. Em Rondônia, por exemplo, 99% dos candidatos estão fazendo isto. Exemplos de auto-engano: impulsionar uma selfie, a foto de um evento, uma reunião, um vídeo sem pé nem cabeça, ou um vídeo casual, que apenas registra um fato ou situação. Enfim, impulsionar coisas que não agreguem valor, que não conferem sentido e estrutura à candidatura, que não estão lastreadas em conteúdos rigorosamente planejados com objetivos claros, tudo isso é notável perda de tempo e de dinheiro. Mas está acontecendo neste exato momento. Quer iniciar a sua jornada como pré-candidato com o pé direito?ELEIÇÕES 2018: O QUE O PRÉ-CANDIDATO PODE OU NÃO FAZER PARA NÃO COMETER CRIME ELEITORAL Então fale comigo. Meu nome é BUENO. Whatsapp 69 99278-8283 |
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