ELEIÇÕES 2018: lugar de mulher também é na política rondoniense

0
822


 

PORTO VELHO-A participação feminina na disputa ao cargo de deputada federal em Rondônia, será a mais concorrida de todos os pleitos. Propostas, carisma, elegância e simpatia, fazem a diferença na corrida por uma das oito vagas na Câmara dos Deputados, destinada ao Estado de Rondônia.

Em 2018 a disputa se mantém justa e equilibrada na comparação com a eleição geral anterior com o diferencial do protagonismo feminino, onde de fato as mulheres brigam em condições de equidade seja no partido “puro sangue”, ou em uma eventual coligação.

O aumento da participação feminina na política brasileira é uma causa defendida e incentivada pela Justiça Eleitoral. Em março de 2014, o TSE lançou, com o apoio do Congresso Nacional, a campanha “Mulher na Política”. A campanha teve como principal objetivo sensibilizar os partidos para a importância da valorização da questão da igualdade de gênero, prevista na legislação eleitoral, que determina a reserva de vagas de no mínimo 30% e no máximo 70% para cada gênero no que se refere às candidaturas.

Além disso, o número de mulheres eleitas nas últimas eleições gerais é bem inferior comparando-se ao números de homens, devemos destacar que a uma predominância feminina no que tange a densidade populacional.

Conheçam algumas pré candidatas que serão protagonistas nas eleições de 2018 em Rondônia, para deputada federal:

Mariana Carvalho (PSDB) Porto Velho
Cristiane Lopes (PP) Porto Velho
Rosária Helena (PROS) Ouro Preto
Jaqueline Cassol (PP) Rolim de Moura
Leilane Farias (PHS) Guajará Mirim
Ieda Chaves (PSDB) Porto Velho
Fatinha (PT) Porto Velho
Silvia Cristina (PDT) Ji Paraná

Fonte: Samuel Costa

Facebook Comments