ELEIÇÕES 2014: PRESIDENTE DO TRE-RO DESTACA ALTO CUSTO DE UMA ELEIÇÕES E PREGA TRANSPARÊNCIA

periclesNa última sexta-feira (25), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Péricles Moreira Chagas, fez a abertura do evento direcionado às Eleições 2014, organizado pela OAB Seccional Vilhena, na Câmara de Vereadores do município de Vilhena, dando boas-vindas a todos os presentes.

Após, falou sobre vários pontos de destaque no pleito eleitoral desse ano, ressaltando que o objetivo da Justiça Eleitoral é transmitir transparência sobre as próximas eleições e também fornecer ao eleitor esclarecimentos sobre a conduta dos candidatos, dos direitos e deveres do eleitorado e por fim. Apresentou valores sobre os gastos que o país terá até o próximo dia 5 de outubro, que chegarão a 65 bilhões.

Segundo o Desembargador, o país tem a melhor eleição do mundo, quando o quesito é apuração de votos, agilidade na divulgação e transparência, porém, peca e muito quando se trata de consciência política. Toda esta mobilização, tecnologia, logística e fiscalização do período eleitoral vão custar esse ano cerca de 750 milhões de reais. Moreira Chagas ainda ilustrou os gastos: “Em notas de cem reais enfileiradas daria pra dar a volta ao mundo três vezes e em moeda, teria o peso de dez titanic”.

Juntando os gastos dos candidatos com o da justiça eleitoral e outros custos envolvidos no processo, o país pagará quase 65 bilhões de reais para escolher seus novos legisladores, governadores e presidente da República. Em Rondônia, a estimativa de gasto do TRE é de 4,1 milhões, destacou o presidente.

O ex-membro da Corte Eleitoral de Rondônia, advogado Juacy dos Santos Loura Júnior, também palestrou no evento. Apresentou aos presentes as consequências sobre crimes eleitorais, e lembrou que eles podem ser aplicados tanto para o candidato como para o eleitor. “Quem vende o voto pode ser punido e quem compra também”. Juacy falou ainda sobre o voto consciente, anulação de votos e sobre a importância de conhecer as propostas dos candidatos.  

REUNIÃO COM JUÍZES DO CONE SUL

Na manhã de sábado (26), o presidente do TRE-RO reuniu-se com os juízes das zonas eleitorais do cone sul para deliberar sobre a situação atual do TRE devido às cheias do Rio Madeira, debateram ainda sobre as estratégias para o pleito eleitoral de 2014, segurança das eleições e publicidade do combate à venda de voto e contrapor o incentivo ao voto nulo e branco.

Na reunião estavam presentes os juízes Fabrízio Amorim de Menezes (Vilhena), Eli da Costa Júnior (Colorado do Oeste), Wilson Soares Gama (Pimenta Bueno), Wanderlei José Cardoso (Espigão do Oeste) e Roberta Cristina Garcia Macedo (Cerejeiras).

Facebook Comments