escola-vilhena-04O ano letivo foi oficialmente aberto no município em Vilhena pelo governador Confúcio Moura, nesta terça-feira (3), na Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Arlete Toledo.  Autoridades locais, secretários, deputados estaduais, prefeitos, alunos, professores e a comunidade participaram da cerimônia.

Confúcio Moura defendeu novamente um modelo de educação simples e de resultados, com recursos nas mãos dos diretores, para que conduzir ações que demandem gastos, sem precisar enfrentar a burocracia. Ele reiterou que Rondônia vai bem, se comparado a outros estados. “No Brasil, só se fala em crise, violência, dificuldade financeira, necessidade de  arrocho e um futuro incerto. Aqui, mesmo sem os índices oficiais, podemos estimar um crescimento em torno de 4,5%”, afirmou. O mérito, destacou o governador, é das forças produtivas do estado, ancorados pela educação.

A secretária de Educação Fátima Gavioli afirmou que tem meta a cumprir na pasta e pediu o apoio de todos para que a missão seja concluída. A meta do governo, segundo Gavioli, é ver a educação rondoniense entre as três melhores do Brasil.

O deputado Luizinho Goebel, que tem base eleitoral na região, informou ao governador Confúcio Moura que a primeira emenda parlamentar do ano será destinada à construção da arquibancada e vestiários da escola.

O diretor Rosemar Erdmann destacou a importância da escola na comunidade, lembrando que em 1988, quando foi inaugurada, dedicava-se apenas ao ensino de 1ª a 4ª série e, no ano passado, formou cerca de 150 alunos no ensino médio. “Sem estudo e sem educação não se chega a nenhum lugar e aqui todos têm tido esta compreensão”.  Segundo ele, todos estão batalhando para melhorar a posição da escola no IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Em 2009 a média era de 3,0 pontos, em 2011 chegamos aos 3,4 e em 2013 a 3,9 e queremos melhorar ainda mais”.

Fonte
Texto: Alice Leila Thomaz
Fotos: Ésio Mendes

Facebook Comments