EDUCAÇÃO Curso Pré-ENEM Municipal inova ao ministrar aula de Ciências da Natureza no Parque Natural

A equipe do PROJETO SUPERAÇÃO mais uma vez inovou na metodologia das aulas do Curso Pré-ENEM quando decidiu, em parceria com os professores, SEMED e SEMASF, ministrar aulas de biologia, Geografia e Química em campo. O local escolhido foi o Parque Municipal da Cidade. Um dos objetivos foi levar os alunos a explorarem e conhecerem as riquezas do município, bem como assimilar o conteúdo já estudados em sala de aula em um espaço que apresentassem algumas das características vistas em conteúdo das apostilas e livros.

O Curso preparatório é um projeto educacional que também visa a integração do munícipe com sua realidade local. A valorização de espaços propícios para o turismo, lazer e também para a educação. Eventos ou aulas como está desenvolvem nos alunos o cuidado e a valorização dos espaços públicos e da cultura local, além de auxiliar na aprendizagem. O Prefeito Hildon Chaves tem apoiado este tipo de iniciativa, o que demanda da equipe ainda mais empenho e garante ao Projeto prestígio.

A caminhada e a aula começaram as 8 horas e contou com a presença dos guias, dos Professores de Biologia Regina Alves e Jorge Lourenço, da Professora de Geografia Vera Lúcia Frazão e do Professor de Química José Alves. Os alunos e convidados presentes ficaram encantados e admirados com a dinâmica da aula. Conforme iam acontecendo as paradas os professores relacionavam os temas vistos em sala, associando-os aos temas recorrentes nas provas do ENEM.

Os professores utilizaram de muita habilidade e conhecimento para explanarem sobre as diversas maneiras e formas que temas de biologia, geografia e Química podem aparecer nas questões da prova do ENEM. Durante toda a caminhada e visita ao museu foi demonstrado e feito a associação do estudo científico visto nas aulas, com a prática. Isso facilitou a interpretação e assimilação dos conteúdos.

A aula de Ciências da Natureza ficou marcada pela descontração e leveza com que os conteúdos foram trabalhados. Todos parabenizaram a Coordenação do Curso Pré-ENEM, pela organização, aos Professores pela excelente explanação e aos guias que acompanharam todos durante o percurso nas trilhas. Os alunos se surpreenderam com o nível das aulas ministradas pelos professores, as excelentes condições do Parque Natural e a acolhida da administração.

Certamente a maior satisfação dos professores é ver jovens e adultos egressos da rede pública de ensino envolvidas nas aulas e valorizando o que de melhor o município tem a oferecer. É gratificante perceber a capacidade cognitiva e o esforço que estão fazendo para ingressarem no ensino superior. A Prefeitura ao oferecer um curso gratuito com esta dimensão só demonstra o compromisso com a sociedade portovelhense, principalmente com aqueles que não dispõe de recursos financeiros para frequentar cursinhos preparatórios particulares.

A equipe organizadora, em nome dos Secretários da SEMASF, Claudi Rocha, da SEMED, Marcos Aurélio Marques e do adjunto Adson Kleber agradece mais esta iniciativa da Prefeitura de Porto Velho. Aproveita para convidar a todos a participarem do aulão “TRILHOS DA HISTÓRIA DA FERROVIA MADEIRA MAMORÉ” que acontecerá no domingo, 24 de setembro, às 07 horas na Estrada de Ferro Madeira Mamoré e contará com a presença do Secretário de Educação Municipal.

“Uma oportunidade muda uma vida!”

Fonte: Coordenação do Pré-ENEM

Facebook Comments