EDUCAÇÃO – Alunas do Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná participaram do 1º Congresso Latino Americano no Panamá

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná (CTPM-Jacy) tem se destacado no cenário educacional, robótico e tecnológico de Rondônia e a prova maior é que as alunas Ana Luísa da Silva Calmon e Samara Arturso estarão participando e representando o Brasil , no próximo ano, no Panamá, do 1º Congresso Latino Americano.

As duas alunos foram credenciadas após apresentarem o trabalho “Fabricação de Barrinhas Nutritivas Utilizando Frutos e Sementes Produzidas no distrito de Jacy-Paraná”, em agosto último na Colômbia.

O trabalho teve início após a contextualização dos conteúdos didáticos apresentados na escola e que contou com o apoio e incentivo da diretora escolar tenente PM Feminina Érica Ossuci.

Após a apresentação dos conteúdos sobre alimento, saúde e funções de nutrientes foi realizada a pesquisa, pelas alunas, dos produtos disponíveis na localidade e escolhidos quais frutos e sementes são descartadas no dia a dia do distrito. Com o descarte foi possível fazer o experimento para fabricação das Barrinhas Nutritivas, pois a falta de conhecimento do potencial de aproveitamento destes materiais muitas vezes leva ao desperdício. Esse, segundo as alunas, é o ponto que as levaram a ideia central do projeto.

As orientadoras do projeto são as professoras Ailnete Mário do Nascimento e Maria do Socorro Ferreira Nunes.

O sucesso do projeto é creditado ao governador de Rondônia, Confúcio Moura, e ao Secretário de Estado de Educação de Rondônia, Waldo Alves, pelo apoio e incentivo que estão desenvolvendo em prol da pesquisa na área de robótica e tecnologia nas escolas da rede estadual, além de terem financiado as passagens para a Colômbia, onde participaram do evento internacional e conquistaram o credenciamento para o Panamá.

As alunas destacam o trabalho que a tenente Ossuci realiza em prol da melhoria da qualidade do ensino e que está fazendo do CTPM-Jaci uma referência pedagógica em Rondônia.

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments