ima1O curso de Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV recebeu nesta quinta-feira (26) o professor doutor Eduardo Luzeiro Feitosa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para ministrar a palestra “Segurança na Internet: você não está sozinho lá fora”.

 

ima2Eduardo Feitosa explicou que a vulnerabilidade dos softwares é uma consequência que existe devido à falta de conhecimento dos usuários sobre como acontecem ataques cibernéticos. “É preciso um preparo maior dos usuários para que eles possam evitar situações que se tornaram comuns, como o roubo de senhas, por exemplo”, afirma.

 

Um ponto importante destacado na palestra foi sobre a importância da criação de senhas robustas acima de dez dígitos com caracteres especiais. “É óbvio, mas é bom relembrar que nunca devem ser criadas senhas com nome de familiares ou datas comemorativas, pois são facilmente descobertas”, ressalta.

 

“Existe um descuido também quanto ao uso da rede wi-fi pública, pois tudo o que for acessado pode ser rastreado a partir daquela conexão, portanto é preciso prudência e muito cuidado, os crimes cibernéticos praticamente não podem ser previstos, o que podemos fazer é prevenir”, destaca Eduardo.

 

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Renata Luz, destaca a importância em trazer palestras e cursos que atualizam informações que muitas vezes chegam tardias. “É preciso divulgação e preparação de pessoas que estejam qualificadas para atender a todas as necessidades, principalmente na questão de segurança na internet”, afirma Renata.

 

Sobre o professor

 

Eduardo Lazeiro é professor adjunto do Instituto de Computação (IComp) e membro do corpo docente do programa de pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e graduado em Processamento de Dados pela UFAM (1998).

 

É um dos lideres do grupo de pesquisa em Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS). Atua em parceria com diversos grupos de pesquisa e tem coordenado projetos com instituições nacionais e internacionais. É revisor de vários periódicos e membro de comitês das mais variadas conferências. É vice-coordenador da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da SBC.

 

 

Sobre o curso

O curso de Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV forma profissionais      que agregando os conceitos e técnicas de computação com as teorias de sistemas e administração, contribuem para a solução de problemas de tratamento de informação nas organizações. Os egressos estarão aptos a analisar, projetar, implanter e gerir Sistemas de Informação, utilizando-se de tecnologias de informação e comunicação adequadas. Além disso, o curso de SI da Porto/FGV é o único no estado que possui as melhores certificações: Cisco, Oracle, IBM e Microsoft.

Centro de Tecnologia

Em 2013, a Faculdade de Porto Velho inaugurou o Centro de Tecnologia da Porto, novo, amplo e moderno, que será usado por toda a comunidade acadêmica com o objetivo de enriquecer o aprendizado e facilitar a realização das atividades acadêmicas.

O laboratório tem a capacidade de atender simultaneamente a mais de 60 estudantes. Possui ambiente climatizado, 4 TVs de 60”, há também a possibilidade de dividi-lo em quatro ambientes menores, de acordo com a necessidade.

Os computadores possuem excelentes configurações, acesso à internet banda larga (alta velocidade) e sistemas atualizados e licenciados, necessários para as atividades acadêmicas exigidas dentro do curso.

A Faculdade Porto fica localizada na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Mais informações por telefone (69) 3211-6000 ou e-mailadmissao@portovelho.br

Facebook Comments