Doses da vacina de Oxford começam a ser distribuídas para os municípios de Rondônia

0
155
13 mil doses foram distribuídas às Regionais de Saúde do Estado ainda neste domingo (24)

O Governo do Estado de Rondônia recebeu domingo (24), em Porto Velho, mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 totalizando em 13 mil doses, que foram distribuídas em menos de 12h às Regionais de Saúde do Estado. A entrega segue o plano de distribuição dos imunizantes, cumprindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e repassando para as prefeituras dos municípios para a aplicação das vacinas.

A remessa chegou por via aérea, no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira. Durante pronunciamento à imprensa, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, expôs a satisfação em receber 13 mil doses da vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca, vinda da Índia, para a imunização do grupo prioritário, neste caso, também, aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, na madrugada deste domingo, surgiu uma outra possibilidade por parte do Governo Federal. Que seria a de trazer médicos, mais monitores multiparamétricos, mais bombas de infusão, para que assim, a Saúde de Rondônia possa atender os pacientes dentro do território rondoniense, pois ainda há pessoas acometidas pela doença que estão aguardando a possibilidade de irem para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

LOGÍSTICA

Por determinação do governador de Rondônia, ainda neste domingo, as vacinas foram conduzidas aos polos Regionais de Saúde: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena. Toda a logística de distribuição dos imunizantes, tanto por via terrestre quanto aérea, contou com grande reforço na escolta do material, envolvendo as Polícias Federal, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

O secretário da Saúde detalhou que as vacinas saíram da Central da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Porto Velho em caravanas com destino à Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Outra por via terrestre em direção à Candeias, Itapuã D’Oeste e Ariquemes. A terceira foi por via aérea para Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná. As vacinas foram entregues em menos de 12 horas às Regionais de Saúde.

Nesta remessa será feita a aplicação da primeira dose da vacina, com prazo de intervalo de 90 dias para a aplicação da segunda dose. A expectativa é que novos lotes da vacina de Oxford cheguem o mais breve possível.

Segundo o diretor da Agevisa em exercício, Edilson Silva neste primeiro lote de 13 mil doses da vacina de Oxford, cada frasco contém dez doses, ou seja, cada frasco tem capacidade de imunizar 10 pessoas. “A distribuição seguirá o mesmo fluxo, conforme ocorrido na chegada da primeira remessa das vacinas CoronaVac, na última semana”, detalhou.

É importante salientar que o Governo do Estado de Rondônia distribui as vacinas aos polos Regionais da Saúde. Contudo, cabe aos municípios a execução da vacinação atendendo ao que determina os Planos de Vacinação apresentados pelos Governos Federal e de Rondônia.