DOS SETE CANDIDATOS, APENAS PIMENTEL NASCEU EM PORTO VELHO

0
663
Pimentel deverá ser confirmado pelo MDB na convenção do partido

pimentelnovoredetvPORTO VELHO-Rondônia ainda é terra de imigrantes. Na década de 60, pouco se falava em pessoas de outros estados. Com a abertura da BR-364 na década de 70, a geografia humana mudou. O sotaque ficou diferente. Olhos azuis em meio às florestas de Rondônia passaram a ser comuns. De Vilhena a Ariquemes, imigrantes vindos do Sul do País colonizaram a região então inóspita. Muitos empresários e políticos surgiram. Os sobrenomes de origem alemã, italiana e até russa passaram a fazer parte da sociedade rondoniense. Porto Velho também sofreu esta influência, principalmente na política.

Desde 1982, ano da criação do estado de Rondônia, nomes de políticos como Amizael Silva, Antônio Leite, Odaísa Fernandes deram lugar aos clãs Donadon, Raupp, Cassol, além de “forasteiros” como Confúcio Moura, Maurão de Carvalho, Carlão de Oliveira, Silvernani Santos, Olavo Pires, dentre muitos outros.

Após isso, poucos nativos de Rondônia se sobressaíram na política com raras exceções como Osvaldo Piana, eleito governador em 1990. Porto Velho ainda não teve nenhum prefeito nato. O ex-prefeito Carlinhos Camurça, é de Guajará-Mirim.

Nestas eleições, apenas um candidato nasceu em Porto Velho, Williames Pimentel (PMDB). Será desta vez?