Dólar em alta inverte fluxo de turistas na fronteira com a Bolívia: bolivianos invadem comércio de Guajará-Mirim

0
786

Há males que vêm para o bem. A alta do dólar tem mudado o perfil do fluxo de turistas no Brasil. Mais turistas estrangeiros tem escolhido o Brasil como destino devido a desvalorização do real. Em Guajará-Mirim (RO) o reflexo da alta do dólar foi positivo também. Comerciantes da “banda de cá” estão comemorando o movimento enquanto os “hermanos” do lado de lá, Guayaramerin estão amargando prejuízos. Há meses que o comércio da cidade irmã boliviana vem sofrendo pela alta do dólar. Turistas brasileiros que costumavam comprar produtos importados na Bolívia estão escassos. Loja estão sendo fechadas. Vejam reportagem do Estação News:

Enquanto os empresários de Guajará-Mirim estão comemorando crescimento nas vendas por causa da grande movimentação de bolivianos aqui no município, os empresários de Guayaramerin, na Bolívia estão lutando para sobreviver.
Com o dólar alto e a desvalorização do real, a avenida Frederico Roman que antes era cheia de turistas brasileiros em busca de produtos importados mais baratos, agora está vazia. A maioria das lojas está fechada, outras abrem em dias alternados.
clientes1

Maria Loisa Bravo-Empresária
A empresária boliviana Maria Luisa Bravo, que tem uma loja de calçados de marcas importadas já calcula os prejuízos.
“Aqui em Guayará as vendas diminuíram por causa da alta do dólar. Não vem mais brasileiro pra comprar, só estamos vendendo para os bolivianos, mesmo assim é muito pouco, por que a população aqui é pequena. Não está sendo fácil sobreviver. Esperamos que o movimento melhore e o dólar baixe um pouco mais”, lamenta a empresária.
No porto oficial de Guajará-Mirim em Rondônia, 70% dos passageiros são bolivianos de acordo com o Sindicato dos Navegantes. Em algumas lojas em Guajará os empresários já registram aumento de 40% nas vendas. Donos de estabelecimentos comerciais no Centro da cidade já estão contratando até vendedores que falam espanhol para atender aos clientes bolivianos.clientes3clientes2
Fonte: Estação News