aeditIMG 7844Em sessão especial, ocorrida nessa segunda-feira, dia 22 de maio, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia elegeu dois novos membros para o Conselho da Magistratura, os desembargadores Walter Waltenberg Silva Junior e Raduan Miguel Filho.

O Conselho da Magistratura tem a competência de inspecionar a atuação dos magistrados e é composto pelo presidente e vice do Tribunal de Justiça, pelo corregedor-geral da Justiça e os dois desembargadores mais antigos. Com a sanção da Lei Complementar 936/17, o Conselho passou a ter a composição de mais dois desembargadores, que devem ser eleitos na mesma data em que for realizada a eleição da Administração do TJRO. Conforme a previsão legal, a escolha inédita se deu por meio de eleição suplementar, para completar o biênio desta administração.

As competências do Conselho da Magistratura estão expressas no Regimento Interno do TJRO, como a adoção de providências para aperfeiçoar o exercício da judicatura e a qualidade da prestação jurisdicional, tais como o estabelecimento de normas gerais e suplementares sobre a magistratura e serviço forense; entre outras questões.

O presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, disse que o ingresso de mais dois membros ao Conselho da Magistratura confere ainda mais representatividade ao órgão, cujas atribuições são de extrema importância ao funcionamento da Justiça.

Assessoria de Comunicação Institucional

Facebook Comments