Doações para campanhas eleitorais ainda podem ser feitas essa semana

0
628

40400Com a proibição das doações, por parte de empresas, para candidatos a prefeito e vereadores nas eleições deste ano, militantes e simpatizantes se mobilizam para ajudar seus candidatos. Segundo a coordenação de campanha do candidato a vereador, pelo PSB, Mário Medeiros, as doações ainda seguem nessa ultima semana.

“Queremos agradecer as pessoas que aderiram a nossa candidatura das mais diversas formas e uma delas é com a doação de  recursos para campanha”, disse o candidato. Mário ressalta que mesmo nessa última semana as doações ainda podem ser feitas.

Para doar é só entrar no clicar AQUI e preencher o cadastro. Após receberá um e-mail contendo os dados da conta da campanha.

Embora sejam várias, as modalidades de doação permitidas pela legislação, a coordenação de campanha de Mário Medeiros optou pelas doações em depósito ou transferência identificada, conforme informa o e-mail enviado após o preenchimento do cadastro no site do candidato.

De acordo com a legislação eleitoral deste ano, apenas pessoas físicas podem fazer doações de no máximo 10 por cento do rendimento bruto, declarado no ano de 2015.
A partir das eleições de 2016, os candidatos e partidos políticos não podem receber doações de pessoas jurídicas (empresas) para utilização nas campanhas eleitorais. Elas poderão vir de candidatos, pessoas físicas ou partidos políticos.

Estas doações poderão ser feitas mediante: depósitos em espécie, devidamente identificados; cheques cruzados e nominais;  transferências bancárias; ou  bens e serviços estimáveis em dinheiro.

Há uma exceção, que são as doações estimáveis em dinheiro relativas à utilização de bens móveis ou imóveis de propriedade do doador, desde que o valor da doação não ultrapasse R$ 80.000,00.