DIREITOS HUMANOS APROVA IDA DE PARLAMENTARES A MT PARA VERIFICAR SITUAÇÃO DE PREFEITA AMEAÇADA

Deputado com a ministra e a prefeita
Deputado com a ministra e a prefeita

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) aprovou ontem (12) requerimento apresentado no final de fevereiro pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) para ida a Rondolândia (MT) de uma comitiva de deputados a fim de verificar as condições de segurança na região em razão das ameaças de morte à prefeita Bett Sabah, 36 anos. Ao todo, foram aprovados 19 requerimentos na sessão, a primeira após a formação da nova composição do grupo.

Segundo o deputado federal Padre Ton, será definida uma data e os integrantes da comitiva. A prefeita Bett Sabah, enfermeira e ex-moradora de Cacoal, esteve em meados de fevereiro em Brasilia, quando se reunião com a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário e parlamentares que atuam na área para relatar o caso e pedir segurança.

A prefeita disse que não sabe de onde parte as ameaças, mas acredita que pode estar ligada à pessoas que ocuparam funções públicas antes de sua eleição. Acirrada, ela venceu a disputa com uma diferença de apenas 3 votos, e na sua gestão tem imprimido medidas de combate à corrupção.  Ao propor a visita de membros da CDHM a Rondolândia, o deputado Padre Ton disse que “a tentativa de embargar a ação de agentes públicos pela intimidação e violência física e psicológica constitui grave violação dos direitos humanos”.

Após falar com ministra Maria do Rosário, ocasião em que estiveram também os deputados Padre Ton e Saguas Moraes (PT-MT), o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa designou um delegado especial para ouvir a prefeita e se deslocar a Rondolândia, que tem apenas 3 mil habitantes e não conta com estrutura adequada de segurança pública.

Vice-presidência

Antes da votação de requerimentos, o colegiado aprovou a eleição, por unanimidade, da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) para a 2ª vice-presidência e a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC) para a 3ª vice-presidência.

 

 

Facebook Comments