Neste sábado (15) será realizado o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo em todo o estado. O objetivo da campanha é atualizar as cadernetas da vacinação de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos.

A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no país e vai até 13 de março.

Rondônia recebeu no final do ano passado cerca de 100 mil doses de vacinas tríplice viral para combater o sarampo, caxumba e rubéola.

A expectativa, segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), é manter a população protegida pelo terceiro ano consecutivo, um destaque em comparação a outros estados que apresentaram casos confirmados da doença.

A mobilização nacional de vacinação (Dia D) inicia neste sábado dia (15) a partir das 8h. Segundo o coordenador, todas as Unidades Básicas de Saúde de Rondônia foram abastecidas com doses da vacina. “As unidades de saúde abrem as portas a partir das 8h da manhã, com encerramento às 17h.

CONTÁGIO

Ele explica que o ar é o principal meio de contaminação do sarampo. Através de espirros, tosses ou pela fala, a pessoa infectada contamina outras pessoas, e a vacinação é a única forma de prevenção eficaz. Crianças e adultos de 1 a 29 anos de idade tomam duas doses da vacina, e de 30 a 49 anos tomam apenas uma dose.

Facebook Comments