Detran-RO forma agentes de trânsito mirins visando a redução de violência no trânsito

0
257


Porto Velho e todo o Estado sofrem com os altos índices de acidentes e vítimas da violência no trânsito diariamente, seja por falta de sinalização ou conscientização dos condutores. E para reduzir essa estatística, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da equipe de educação de trânsito, promoveu na manhã desta quarta-feira (06) a formatura de agentes de trânsito mirins na Escola Municipal Estela de Araújo Compasso, localizada na bairro Marcos Freire.

Cerca de 210 alunos do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram capacitados para colaborar com as ações do órgão através do projeto Mini Multa, iniciativa do Governo de Rondônia juntamente com o Detran, que tem como objetivo formar cidadãos responsáveis que estarão multiplicando os conhecimentos aprendido.

Com advertências simbólicas aos familiares e conhecidos que cometem infrações, os futuros condutores tem papel fundamental para criação de um novo pensamento e comportamento nas ruas e vias da cidade.

“A criança já está inserida no trânsito como pedestre, como passageiro, ou ciclista, e em todos esses contextos ela precisa saber como deve se comportar. É essencial que as noções básicas sejam transmitidas para segurança dela e dos pais”, afirma o diretor de educação de trânsito, Solano Ferreira.

Segundo Juracyr Guedes, diretora da escola, as atividades tem grande relevância para mudar a realidade de onde vivem. “Em anos anteriores tivemos ocorrências de acidentes em nosso bairro, e graças ao do Mini Multa pudemos realizar mobilizações para chamar atenção dos moradores para os riscos que podem acontecer”.

Outros parceiros estão colaborando com o projeto, como a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CiaTran), que participam diretamente nas ações lúdicas de qualificação dos agentes e acompanhamento nas atividades.

 

Facebook Comments