O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalha para atender à população com transparência e economicidade nos investimentos destinados à infraestrutura das estradas, que encontram-se sob sua responsabilidade. Prova disso é a modernização e adequação do Portal da Transparência.

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, o objetivo é facilitar o acesso da população, como também, a atualização e lançamento de conteúdos de gastos públicos do Departamento, que serão inseridos com mais agilidade. “O governador, coronel Marcos Rocha, determinou que a população tenha acesso aos investimentos e gastos públicos de forma facilitada. Assim, a Gerência de Tecnologia da Informação do DER trabalhou nos últimos 30 dias para modernizar o nosso portal que já se encontra em fase final, faltando apenas alguns ajustes. Com um layout novo e moderno para facilitar o acesso, seguindo todas as normativas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o portal também conta com recurso de acessibilidade e está vinculado a outros órgãos do Governo”, destaca o gestor da pasta.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação (GTI) do DER, Welington Alves Pereira, até o final da próxima semana o portal estará totalmente reestruturado e atualizado constantemente. “Todo o trabalho foi realizado diretamente pela nossa equipe. Além das informações prestadas pelas Coordenadorias do DER, o portal estará diretamente ligado ao Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) para fins de controle da execução orçamentária, financeira, contábil, entre outros”, informa o gerente.

O chefe de Desenvolvimento do GTI, Igor Marcada, detalha que o intuito é oferecer à população, de forma clara e objetiva, o acesso às informações, seguindo a lei da transparência. “A nova plataforma do portal conta com leitores de Libras e de texto para garantir acessibilidade e inclusão social aos cidadãos. O atual modelo possui interface amigável e intuitiva e vai permitir integrações importantes entre diferentes aplicações atuais e futuras”, informa.

O diretor-executivo de DER, Davi Machado de Alencar, destaca que, assim como o departamento de forma geral, as plataformas digitais estão passando por reestruturação para que os trabalhos sejam facilitados, tanto na parte administrativa quanto na execução das obras nas estradas ganharão celeridade. “ Nosso objetivo é combater gargalos burocráticos que muitas vezes travam o desenvolvimento. Todas as Coordenadorias do DER estão trabalhando unidas para oferecer à população os melhores resultados”, finaliza.

Faltando apenas alguns ajustes, o Portal da Transparência já está disponível no endereço eletrônico: http://transparencia.der.ro.gov.br/

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments