Deputada Marinha Raupp em busca de apoio para os comerciantes e indústrias de Rondônia

rau1A deputada Marinha, o senador Raupp e a bancada federal participaram de audiência no Ministério de Indústria, Comércio Exterior com o secretário executivo Ricardo Shaeffer na tarde desta quarta-feira. Também participaram da audiência o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), presidentes e representantes das associações do comércio, indústria dos municípios.

A audiência teve por objetivo debater as questões relacionadas à SUFRAMA, que deve funcionar como uma agência de desenvolvimento para toda a região norte, viabilizando economicamente e melhorando a qualidade de vida das populações locais. Além de questões como incentivos fiscais para o comércio do estado.

A deputada manifestou seu apoio para a permanência de Guajará Mirim por mais 50 anos como Zona de Livre Comércio. Marinha lembrou também a Lei 12.723/2013 que prevê a criação dos Free Shoppings, em Guajará – Mirim, mas, no entanto ainda depende da edição de uma portaria que estabeleça regras que permitam o controle das mercadorias comercializadas. O senador Valdir Raupp solicitou atenção diferenciada aos estados da Região Norte, principalmente Rondônia que precisa dos incentivos fiscais desenvolvimento do Comércio e outras ações da SUFRAMA.

A deputada Marinha Raupp ressaltou que o Comércio e a Indústria nos municípios de Rondônia enfrentam problemas econômicos devido às cheias. Além de Guajará-Mirim e Nova Mamoré estarem isolados, impossibilitados de escoar e receber mercadorias.   Marinha solicitou ainda a construção de uma nova sede da SUFRAMA em Guajará Mirim.

Marinha solicitou apoio técnico do Ministério de Indústria e Comércio Exterior para avaliar a situação dos municípios e fazer o diagnóstico para planejar as ações no pós-enchente. “É preciso identificar a situação do comércio, das indústrias e avaliar linhas de crédito disponíveis e financiamentos para os comerciantes.” A deputada agradeceu o apoio do secretário executivo à Rondônia e toda a sua disponibilidade em ajudar. Ricardo Shaeffer informou que o Ministério já estuda uma reestruturação da SUFRAMA. “ A Suframa deve ser como uma Agência de desenvolvimento para toda a região Norte, não apenas para Manaus”. Diz o secretário. Com relação às enchentes, o MDIC se colocou à disposição para enviar apoio técnico necessário para Rondônia.

Facebook Comments