jipalindaA população de Ji-Paraná tem rasgado elogios à administração de Jesualdo Pires (PSB), frente à prefeitura. Desde as duas administrações de José Bianco (DEM), Ji-Paraná vem progredindo e se desenvolvendo a olhos vistos. Muitas obras iniciadas e finalizadas. Ji-Paraná também deu um salto na qualidade de vida das pessoas que lá vivem. Ao lado de Porto Velho e Cacoal, Ji-Paraná apresenta hoje um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo dados do IBGE.

Índices da Firjan

Enquanto mais de 70% dos municípios brasileiros enfrentam dificuldades para gerir o dinheiro público e conciliar as receitas e despesas, Ji-Paraná obteve avanços.

Nas avaliações realizadas pelos indicadores Firjan, um dos mais respeitados do País, a gestão administrativa de Jesualdo saiu da posição 1.438º em 2012 para a posição de número 150 em 2015. Na avaliação feita em Rondônia, nós saímos da 30ª colocação para 3ª posição.

O ranking da Firjan avalia a eficiência das administrações públicas em todo o Brasil.  Ele funciona como um selo de qualidade para a aplicação e gestão dos recursos nas administrações municipais. Esta avaliação da Firjan é importante, porque é uma radiografia minuciosa de como as prefeituras gastam e investem o dinheiro de seus cidadãos.

Desenvolvimento e geração de emprego

Nos últimos a  cidade recebeu muitos empreendimentos privados. Hoje Ji-Paraná é uma das cidades que mais se desenvolveu em Rondônia nos últimos anos. Tudo isso, porque a prefeitura está incentivando a vinda de investidores para nossa cidade e facilitando a vida dos empresários locais. Hoje as licenças de obras, operação e licenças ambientais estão sendo emitidas diretamente pela prefeitura em um único órgão que possuí com corpo técnico apto a realizar as vistorias e laudos necessários, o que reduziu a burocracia.

A prefeitura de Ji-Paraná aderiu e implantou  o RedeSim, e o empresário pode abrir sua empresa pela internet e sem burocracia. São exemplos deste crescimento a construção de novos condomínios particulares, a Indústria Campilar, o Frigorífico Distriboi, o Atac Gonçalves, o Tai Atacarejo e o Hipermercado e o Shopping Irmãos Gonçalves, que juntos estão gerando aproximadamente 3 mil  novos postos de trabalho em nossa cidade.

Regularização Urbana

Nos últimos anos iniciou-se um grande programa municipal de regularização de lotes urbanos em Ji-Paraná. Já foram regularizados e entregues mais de 6 mil títulos definitivos, outros 1500 já encontram-se depositados em cartório e estão aptos para serem regularizados. A Secretaria de Regularização Fundiária já realizou todo o mapeamento e a topografia das áreas urbanas da cidade.

 

Educação

Ji-Paraná recebeu o título nacional de Educação de Excelência. O titulo foi ortogado pelo Instituto Ayrton Senna e apenas 11 municípios no Brasil receberam.

Ji-Paraná possuí a maior nota do Ideb de Rondônia, 6,3. A escola municipal Jandinei Cella está entre as cinco melhores da região Norte, com nota 7,5. Estão em construção 10 novas unidades educacionais.Foram construídas e já estão funcionando três creches. 20 escolas municipais foram reformadas e ampliadas. O número de vaga para educação municipal será dobrado até o final de 2016. Foi implantado no município a educação integral que já está funcionando em quatro escolas: Almir Zandonade, Celso Rocco, Barbará Heliodora e escola Perola.Todas as escolas urbanas receberam lousas digitais para aulas com acesso a internet.

Saúde

Todas as 13 unidades básicas de saúde foram reformadas e receberam novas mobílias e climatização. Estão sendo construídos com recursos federais o centro de parto normal,  o Centro de reabilitação em fisioterapia, e seis postos de saúde indígena.

 

Facebook Comments