Dentes brancos e saudáveis para começar bem o seu 2021 

Nada melhor que começar o ano com um sorriso bonito e bons hábitos para manter o bem-estar. Mas ter uma saúde bucal em dia requer disciplina e consciência de que são tarefas cotidianas e fundamentais que mantém a boca saudável e os dentes brancos

Cabe dizer que é natural que resultados mais ágeis sejam procurados, principalmente quando se fala de aparência, mas mesmo as intervenções demandam cuidados e manutenção, sendo necessário saber como alcançar o sorriso brilhante a longo prazo.

Para se ter uma ideia, um tratamento bastante requisitado é o clareamento dental, que tem seu efeito conquistado de forma consideravelmente ágil para deixar os dentes brancos e o sorriso bonito. Mas até para manter a arcada dentária bonita requer cuidados.

Afinal, se os hábitos de escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental regularmente, bochechar o enxaguante bucal e ir ao dentista para fazer o acompanhamento, não forem mantidos, não adianta aplicar a os materiais de clareamento ou mesmo colocar a lente de contato pois eles também podem ser prejudicados por uma higienização ruim.

Com isso, não só a manutenção terá de ser feita antes do prazo, como o tratamento pode ser perdido, demandando até remoções para o cuidado com a cavidade oral.

Assim, é por meio do hábito, que pode (e deve) ser complementado pelos tratamentos dentários, que um sorriso bonito e uma saúde bucal de qualidade serão garantidos.

Hábitos para ter dentes brancos e saudáveis e a alimentação

Dentre os diversos hábitos necessários para conquistar mais saúde, a alimentação se destaca, afinal, ela influencia bastante no funcionamento e na saúde bucal. 

A boca é uma cavidade aberta e exposta a bactérias, portanto, o que é colocado dentro dela pode ter vários efeitos, positivos e negativos. Isso porque é ela quem também atuará como uma barreira para esses organismos.

O açúcar é o maior inimigo para quem quer ter dentes brancos e saudáveis, isso porque a sacarose alimenta as bactérias da boca, fazendo com que o esmalte do dente sofra erosão, expondo-o ao risco de cáries. 

Desse modo, para dentes bem nutridos, é recomendado o consumo de alimentos ricos em Vitamina D e cálcio, como:

  • Derivados do leite;
  • Carnes brancas;
  • Couve;
  • Cenoura.

Além da alimentação um fator crucial e conhecido, mas muitas vezes negligenciado, é a escovação.

Escovação

Muitas pessoas deixam a escovação feita de maneira correta em segundo plano, ou mesmo desconhecem que a técnica usada não é a mais adequada. Mais ainda, há aqueles que realizam a escovação apenas uma vez e consideram ser o suficiente.

Contudo, isso é um erro e pode ser determinante na saúde bucal. 

Para fazer uma escovação correta, é preciso colocar a quantidade ideal de creme dental na escova – do tamanho de uma ervilha – e encostar as cerdas da escova na gengiva escovando-a junto ao dente em movimentos circulares.

Isso deve ser repetido para a parte de dentro também, considerando-se o número de 10 movimentos.

Já para limpar a parte de cima dos dentes, deve-se fazer o movimento de vai-e-vem. Ao final do processo, deve-se escovar a língua de trás para frente e enxaguar a boca.

É importante salientar a importância do uso do enxaguante bucal ao final de cada escovação para que a limpeza seja completada, pois o produto é responsável de alcançar outros locais e eliminar as bactérias – também agindo em possíveis inflamações.

Procedimentos

Mesmo com todos esses hábitos sendo adotados, ainda é possível que haja condições que favorecem o surgimento de bactérias ou ocorram imprevistos, bem como é necessária uma avaliação mais completa da estrutura. 

Por isso é necessário a ida regular ao dentista a cada seis meses para acompanhamento da saúde bucal.

Isso porque, em alguns casos, para ter uma arcada dentária perfeita, é necessário o conserto de imperfeições de posicionamento dos dentes ou da mordida do maxilar, ou ainda a restauração de algum dente. 

Nesses casos pode ser necessário realizar alguns procedimentos ortodônticos, restaurando a funcionalidade da mastigação e o bem-estar do paciente.

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico proporciona mais harmonização para a face e sorriso, alinhando os dentes. 

Para isso existem alguns modelos de aparelho, conforme a necessidade do paciente. São eles: 

  1. Aparelho fixo: tratamento feito por meio de fios de aço que permitem a movimentação para o posicionamento correto;
  2. Aparelho fixo estético: possui o mesmo objetivo de um aparelho fixo tradicional, mas sem coloração dos fios;
  3. Expansor palatino: permite a correção em relação a largura do céu da boca do paciente;
  4. Aparelho móvel: permite a estabilização na linha correta da dentição, é indicado para crianças até 12 anos com arcada dentária definitiva, ou como contenção após o tratamento.
  5. Aparelho transparente: modelo tido como estético por não interferir na imagem do paciente. É indicado para as correções semelhantes ao modelo fixo, mas sua estrutura é removível.

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento ortodôntico que tem como objetivo recuperar a coloração do esmalte dentário, tendo como resultado dentes mais brancos e um sorriso mais harmonioso. 

Esse tem sido um procedimento muito procurado no Brasil nos últimos tempos. Mas se você procura saber quanto custa um clareamento dental, o mais indicado é realizar uma avaliação com um profissional.

Isso porque não existe um preço fixo, podendo variar bastante conforme o quadro do paciente e até a localização do profissional. Já para aqueles que possuem plano, é possível que haja cobertura pelo convênio, demandando apenas a liberação do tratamento.

Vale dizer que o preço também dependerá do processo utilizado para tratamento, pois existem algumas opções no mercado.

Para se ter uma ideia, existe a possibilidade de realizar por meio de laser, tratamento com duração aproximada de uma hora. Nesse caso, o tratamento é feito em consultório e o laser intensifica a ação da substância clareadora colocada na dentição.

Há também o tratamento “caseiro”, no qual o profissional realiza um molde da arcada dentária e indica a aplicação de um gel clareador. 

No segundo caso, é preciso que o processo seja repetido durante alguns dias, que geralmente ocorre em torno de 15 a 21 dias. Contudo, mesmo antes disso pode ser que a diferença da coloração já seja percebida.

Deste modo, aliar os tratamentos odontológicos e estéticos a uma higienização correta e hábitos mais saudáveis é imprescindível para alcançar mais qualidade de vida e manter um sorriso bonito e saudável no decorrer do novo ano.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Facebook Comments