Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em municípios da Região Norte

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em três municípios da Região Norte do País por conta de desastres naturais. As cidades de Maraã, no Amazonas, e Juruti, no Pará, registraram inundações. Já Bonfim, em Roraima, foi atingida por chuvas intensas.

Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O dinheiro pode usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”

Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Desde o início da temporada de chuvas e cheias nos rios, os estados da Região Norte já receberam mais de sessenta milhões de reais em recursos federais para ações de defesa civil.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br

Fonte: Brasil 61

Facebook Comments