DEBATE NA REDE TV DÁ O TOM DAS ELEIÇÕES EM PORTO VELHO: VAI ACIRRAR

0
823

maurorobertoboaaPorto Velho-A Rede TV de Porto Velho, do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), realizou debate ontem, entre os sete candidatos a prefeito da capital do Estado de Rondônia. Foi um debate produtivo, esclarecedor e bastante proveitoso para os eleitores indecisos ou para aqueles que já tinham escolhido o seu candidato e só confirmou a preferência. Como esperado, o candidato Roberto Sobrinho (PT) e o atual prefeito, Mauro Nazif (PSB) foram os escolhidos pelos demais candidatos para serem mais questionados. Ambos se saíram bem de seus algozes e o debate cresceu com as críticas às administrações anteriores de Sobrinho e atual de Mauro Nazif.

São sete os candidatos a prefeito de Porto Velho: Léo Moraes (PTB), Hildon Chaves (PSDB), Mauro Nazif (PSB), Pimenta de Rondônia (PSOL), Ribamar Araujo (PR), Roberto Sobrinho (PT) e Williames Pimentel (PMDB).

leomorasdebatetvredetvLéo Moraes- O mais jovem dos candidatos, Léo Moraes, 32, se preocupou mais em mostrar conhecimento de todas as áreas da administração municipal e que conhece cada canto de Porto Velho, suas ruas, distritos e vicinais. Deu alfinetadas direcionadas a Roberto Sobrinho, mas manteve-se mantendo a linha bom moço. Apesar da pouca idade, Léo Moraes quis demonstrar que está preparado para administrar a Capital e mostrou que tem currículo para isso. É formado em Direito pela PUC, pós graduado em administração e graduando em administração pública pela FGV do Rio de Janeiro. É natural de Foz do Iguaçu (PR), mas veio para a capital ainda bebê. A família dele é radicada na capital há mais de 40 anos.

hildondeb222Hildon Chaves- O ex-promotor e empresário do ramo de educação, Hildon Chaves, estreante na política (nunca disputou ou exerceu cargo eletivo), tentou passar aos eleitores que está preparado para administrar Porto Velho nos próximos quatro anos. Tentou tirar uma casquinha da prisão de Roberto Sobrinho mas, este estava preparado para enfrentar a situação e esclareceu as circunstâncias dos fatos. Hildon Chaves é de Recife (PE).

nazifredetvvvMauro Nazif- Mauro Nazif é o que podemos chamar de “macaco velho” da política. É o mais experiente entre os candidatos.Além de prefeito, já foi deputado estadual e federal várias vezes. Sempre demonstrando a peculiar tranquilidade, impôs-se em determinados momentos para afirmar que a administração dele tem realizado muito para o porto-velhense e quer realizar mais, por isso saiu à reeleição. Em resposta a uma indagação de Pimenta de Rondônia sobre cultura, Nazif disse que nunca Porto Velho tinha recebido shows de qualidade como de Alceu Valença e Cidade Negra, de graça para o público. Mauro Nazif é de Barra do Piraí,  Rio de Janeiro.

pimentaboa222Pimenta de Rondônia-  O candidato do PSOL, Pimenta de Rondônia, aproveitou o enorme espaço na televisão para atacar os dois principais adversários e mostrar que tem competência para administrar Porto Velho. Protagonizou algumas situações que aumentaram a temperatura do debate. Mauro Nazif foi o principal alvo dele. Pimenta é de Cidade Gaúcha (PR).

ribatv333Ribamar Araújo- Outro político experiente, deputado estadual várias vezes. Já se candidatou a prefeito de Porto Velho em duas ocasiões. Na terceira tentativa, Ribamar Araújo, agora pelo PR, demonstrou que tem capacidade para administrar a capital. É profundo conhecedor das mazelas do município, principalmente na educação e saúde.  Ribamar é natural de Catolé do Rocha (PB).

robertosobrinhotvvvRoberto Sobrinho- O candidato à (re) eleição a prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, foi o escolhido por todos os candidatos como “sparring”, ou seja, estava ali para apanhar e assim fazer crescer as outras candidaturas. Não foi bem assim.  Roberto Sobrinho enfrentou o fato de ter sido preso e explicou as circunstâncias. Prefeito duas vezes da capital, Sobrinho saiu da defesa e atacou mais o atual prefeito Mauro Nazif. Afinal, ele deixou ou não U$ 250 milhões em caixa para Mauro Nazif?  Resposta: sim. O próprio Nazif confirmou, mas alegou que não podia gastar por determinações judiciais. Sobrinho é natural de São Paulo (SP).

pimetelnovaWilliames Pimentel- Outro estreante nas urnas, Williames Pimentel é advogado e administrador de empresas. É o único nascido em Rondônia. É natural de Porto Velho. Está na vida pública há 40 anos. É o candidato do governador Confúcio Moura (PMDB). Pimentel também tentou se esquivar de polêmicas e preferiu mostrar que tem conhecimento de administração, afinal, foi secretário municipal de Saúde de Porto Velho por duas vezes e Estadual na gestão Confúcio.

O debate foi bom para o eleitor tomar conhecimento sobre a capacidade dos candidatos. Foi esclarecedor, propositivo e servirá como norte tanto para os eleitores quanto para os próprios candidatos que vão mudar estratégias ou intensificar a campanha. As eleições acontecem no dia 2 de outubro, no aniversário de Porto Velho, em dois turnos.

Nota técnica

Diferente dos debates realizados em anos anteriores, nesta edição a Rede TV! organizou os confrontos de modo que os próprios candidatos fizeram perguntas entre si, tanto de temas livres quanto de pré-definidos. No primeiro bloco os candidatos tiveram três minutos para que pudessem se apresentar os telespectadores e dizer o porquê querem prefeitos. Nos três blocos seguintes foi à vez de os candidatos fazerem perguntas entre si, com direito a reposta e tréplica. No quinto e último bloco, cada um dos candidatos tiveram novamente três minutos, mas dessa vez para fazerem suas considerações finais.

Para auxiliar na realização do debate, a Rede TV! convidou três renomados advogados para analisar pedidos de direito de resposta. Os advogados foram André Delgado, Moacir Pontes Neto e Nina Lee Magalhães.  Do lado de fora da emissora, foi instalado um telão para que os simpatizantes, formados por uma turba de mais de 500 pessoas, pudessem assistir ao debate.

Além de poder assistir ao debate pela Rede TV!, as pessoas também acompanharam simultaneamente pela Rádio Globo, Portal SGC e Portal News Rondônia.

Ao final do debate, cada um dos candidatos fez analise do debate. Todos elogiaram a iniciativa da Rede TV! e também se disseram esperançosos de que a população possa ter entendido quais são as propostas para cada um nas áreas em que foram tratadas.

O debate foi mediado pelo jornalista Adão Gomes, sob a coordenação de toda a equipe técnica da Rede TV!, que, com esmero, desenvolveu um excelente trabalho em termos de imagens, áudios e reportagens. “Nós escolhemos esse dia sete de setembro porque é um feriado e íamos pegar a maior parte dos eleitores em casa. Os candidatos se saíram muito bem. Acreditamos que as propostas ficaram bastante claras, pois demos a cada um a oportunidade de falar sobre elas. Esperamos ter ajudado os eleitores a tirar suas dúvidas e a fazer a escolha de quem irá governa a Capital de Rondônia pelos próximos quatro anos”, declarou Alessandro Lubiana, diretor geral do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC).