Debate acalorado esquenta disputa para a presidência do PT de Porto Velho

0
535
Sid Orleans é um dos nomes fortes do PT para a Câmara Municipal de Porto Velho

 

Ocorreu ontem a noite, 25, na sede do Sindicato dos Urbanitários – SINDUR o debate envolvendo os três candidatos a presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de Porto Velho, conforme determina o Processo de Eleição Direta – PED da organização partidária. As eleições ocorrerão no próximo domingo, dia 29, das 9h às 17h, na sede do partido, situada na Rua Elias Gorayeb, 3327, bairro da Liberdade.

Continua após a publicidade:

Os três candidatos, todos presentes ao debate, são  Sid Orleans, Israel Trindade e Ramon Cujui, que é o atual presidente. Cada um deles representa correntes internas diferentes.

Em clima de confronto de ideias e ressalvas mútuas, e forte apelo à unidade, os três candidatos apresentaram suas propostas e responderam perguntas do público presente (cerca de 120 pessoas, que lotaram o auditório do SINDUR).

 

 

O debate

Ramon Cujui enfatizou a inconveniência da realização do PED neste momento, uma vez que o presidente Lula estava sendo cercado pelo Centrão em Brasília. “Seria mais produtivo estarmos na rua em defesa do governo federal do que aqui, em uma disputa que não acrescenta nada ao partido. Hoje perdemos Caixa Econômica Federal para um indicado do Artur Lira”, afirmou.

O candidato Israel Trindade enfatizou que a sua candidatura buscava unir o partido, abrindo as portas para a juventude, mulheres. “Precisamos ir ao encontro das pessoas, arejar o partido, criar a secretaria das mulheres, da juventude, precisamos mobilizar os jovens. Ganhando ou perdendo lutaremos para que isso aconteça”, propôs.

Na sua fala, Sid Orleans pregou unidade interna, enfatizou a oportunidade que a eleição do presidente Lula oferecia para o fortalecimento do partido, mas isso só seria possível se houvesse unidade. “Passamos anos assistindo dois grupos disputando o controle do partido, um pequeno número de pessoas e o resultado foi a nossa quase dissolução, quase o ostracismo. Este PED deve ter estas reflexões como pano de fundo. O diálogo deve se ampliar, buscarmos quem pode, de fato, nos levar à vitória”, pregou.

O PT é o único partido brasileiro que realiza eleição direta em seu processo de escolha dos dirigentes em níveis municipais, estaduais e nacional. Podem votar os filiados há mais de um ano que estejam em dia com a contribuição semestral, entre outras exigências.

As eleições ocorrerão no próximo domingo, dia 29, das 9h às 17h, na sede do partido, situada na Rua Elias Gorayeb, 3327, bairro da Liberdade.