Da terra direto para a mesa: projeto do Nova Era mantém apoio ao produtor rural de Porto Velho

0
123

O Superatacado Nova Era desenvolve, em Porto Velho, projeto de incentivo à agricultura local e à alimentação saudável. Trata-se do “Produtores Regionais Nova Era”, iniciativa que valoriza o cultivo regional, estimulando a geração de renda e o empreendedorismo.

De acordo com o gerente geral do superatacado, Wilson Soares, mais de 70% dos produtos disponíveis no setor de frutas, legumes e verduras das três unidades de Porto Velho são comprados de agricultores do próprio estado. Alface, pimenta, cheiro verde, couve, melancia, tudo é produzido por agricultores locais e fornecido para o Nova Era.

Segundo Wilson Soares, o projeto, que incentiva a economia local, visa, também, em longa escala, a promoção da transformação social dessas comunidades. “Essa iniciativa é muito importante, pois significa geração de emprego e renda para centenas de famílias que atuam no campo”, disse.

O projeto atua em três frentes: estimular o empoderamento dos produtores, promover o acesso a uma cadeia de preço justo e estimular hábitos de alimentação saudável. “Ao comprar do agricultor local, o Nova Era ajuda na geração de emprego e renda e, também, na formação de hábitos alimentares saudáveis, pois, com maior variedade e preço justo, mais pessoas vão passar a consumir frutas e verduras”, frisou.

“Manter uma alimentação saudável significa ter mais qualidade de vida e saúde”, afirmou, ressaltando que, cada vez mais, as pessoas se preocupam com a origem dos produtos que consomem. “Ter à mesa frutas e verduras frescas, vindos direto dos produtores, é um privilégio”, destacou.

Entre os produtores que fazem parte do projeto e fornecem para o Nova Era está Marcelo Nakatane. A família dele atua há mais de 30 anos na agricultura. O negócio iniciou com o pai, passou para ele e hoje pelo menos mais quatro famílias trabalham no cultivo.

Marcelo explica que mais de 60% do que é produzido na plantação da família é fornecido para o Nova Era. “Por meio dessa parceria, consigo escoar a produção, composta por cheiro verde, couve, alface. O projeto é um grande incentivo ao produtor local. Nós conseguimos vender e, em contrapartida, o supermercado não precisa exportar produtos de outros estados, garantindo melhor preço ao consumidor”.

Outro produtor que faz parte do projeto é Jacó Souza, que fornece pimentas para as unidades do superatacado em Porto Velho. Ele ressalta que a produção é conduzida pela própria família, que há muitos anos atua nesse segmento. “O aprendizado com a agricultura passou de pai para filho. Meu pai já plantava e há pelo menos 15 anos comecei a me dedicar também. É motivo de muito orgulho para mim poder tirar o sustento da terra e ver as pessoas consumindo algo que plantei”.