Corte de verba para o esporte-Nota Oficial – Special Olympics Brasil

Imagem de arquivo

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2019.

Há poucos dias do Special Olympics World Games, que neste ano acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 21 de março, a delegação brasileira clama ao poder público por investimentos na promoção do esporte e valorização dos atletas com deficiência intelectual do país.

Com grande pesar, o movimento afiliado que representará o Brasil no evento oficializou a redução da delegação. A mudança se deu devido à dificuldade do movimento no Brasil captar recursos para compra de passagens aos atletas brasileiros.

A equipe brasileira que viajaria para os jogos mundiais com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, teve seus recursos travados no fim de dezembro de 2018, após rebaixamento do Esporte ao status de secretaria pelo novo governo federal.

Tal mudança afeta diretamente o desempenho brasileiro na competição, devido à redução do orçamento, menor espaço para o movimento nas pautas de Estado e também o cancelamento de reuniões da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

A notícia causou aflição na diretoria do movimento no Brasil, que desde abril do ano passado tenta de todas as formas e recursos viabilizar a participação da delegação completa nos jogos mundiais, criando inclusive uma campanha de crowdfunding, e outras parcerias e convênios. Entretanto, apesar do esforço empregado, e com pouco tempo disponível, não obteve apoio financeiro suficiente para custear a participação da delegação completa.

Com a mudança, a equipe, que antes era composta por 100 pessoas, passa a ser representada por 51 pessoas, sendo 25 atletas com deficiência intelectual, 11 atletas parceiros, 11 técnicos e 04 staffs (delegados e equipe médica).

Por fim, a direção e os conselheiros da Special Olympics Brasil se solidarizam com os atletas que não poderão participar da competição, pedindo para que o sentimento de otimismo não se transforme em frustração, sabendo que foram enormes os esforços de todos os atletas e treinadores durante o ciclo de treinos e qualificações.

À disposição para qualquer outro esclarecimento.

Direção

Special Olympics Brasil